Foi feita uma pesquisa e foi apontada que no Brasil falta empatia no mundo empresarial, pensando nisso o especialista e consultor em Competência Emocional e Qualidade de Vida no Trabalho Minoru Ueda desenvolveu uma pesquisa inédita. Para ele existem cinco competências emocionais que são necessárias para que se tenha um bom relacionamento interpessoal no meio empresarial: Empatia, Autocontrole, Automotivação, Autoconhecimento e Habilidades Sociais.
Segundo a pesquisa de Ueda, uma organização cujos empregados dominam as cinco competências apresentam uma significativa melhoria no rendimento.
A pesquisa, realizada principalmente com secretárias que atuam em empresas privadas e públicas, apontou que autoconhecimento e autocontrole têm um bom índice de ocorrência (25% e 24% respectivamente). Já empatia não é tão freqüente, representando apenas 14%. Mesmo com a baixa incidência, Minoru explica que é importante que os empregados a tenham, principalmente pelo fato das empresas atualmente sofrerem grandes mudanças que afetam a vida de seus funcionários.
Tanto se fala em Empatia, mas o que é?
Empatia é a capacidade para reconhecer ou compreender o estado de espírito ou a emoção do outro. Muitas vezes, é caracterizada como a capacidade de “colocar-se nos sapatos da outra pessoa”, ou, de algum modo, a experiência das perspectivas ou emoções de um outro ser dentro de si próprio.
Atualmente a empatia é extremamente valorizada em uma organização, pois o mercado de trabalho exige cada vez mais de um bom profissional o seu lado de trabalhar em equipe, a descoberta de que a empatia é uma habilidade interpessoal tão pouco trabalhada no mundo empresarial serve como um alerta às empresas. Ueda, porém, afirma que novos estudos precisam ser feitos, devido às mudanças envolvendo o ambiente empresarial e o que elas exigem dos profissionais.
Hoje em dia mais do que nunca é essencial sabermos nos relacionar com as pessoas, abaixo um video que mostra uma maneira empatica de ser.
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