Todos possuem a mesma quantidade de tempo diária: 24horas. Algumas pessoas usam estas horas para fazer coisas úteis, outras já não, acabam tendo uma dificuldade em conseguir administrar esse tempo. Período que pode ser usado tanto na vida profissional como pessoal (doméstica).
Primeiro passo para administrar o seu tempo no trabalho é: planeje-o antes de começar a trabalhar, isso te dára uma excelente sensação de estar com as coisas controladas, faça uma lista de tarefas do dia, seria ideal se essa lista fosse feita no final do dia anterior, com a indicação da importância.
No dia seguinte, comece logo a trabalhar sem interrupções na tarefa mais importante e vá seguindo para as tarefas menos importantes. Se não conseguir fazer tudo durante o dia, pelo menos sabe que fez as tarefas mais relevantes. Uma forma de conseguir ganhar tempo é primeiramente saber se organizar, separe todos os papéis, documentos, relatórios, memorandos enfim; coloque-os em pastas em ordem de datas, nomes, meses, enfim, como achar melhor.
Como diz aquela velha frase: “Se tempo é dinheiro”, então o importante é sabermos aproveitá-lo bem, já que não é possível guardá-lo, vendê-lo, alugá-lo ou fazer qualquer outra coisa, senão somente usá-lo.
Após vários estudos na área da gestão de tempo, concluiu-se que os maiores gastadores de tempo são:
· Interrupções mal geridas. Não podemos acabar com as interrupções, mas podemos aprender a geri-las eficientemente.
· Atitude. Passar o dia sem qualquer objetivo real, deixando as horas passarem e adiando todas as tarefas até a última hora possível.
· Não delegar corretamente. Não partilhar o trabalho com os outros e tentar fazer tudo sozinho, mesmo que saiba que não será possível.
A gestão de tempo é uma disciplina que requer planejamento gerando maior produtividade e motivação. E também uma forma de executar o trabalho com maior eficiência durante o tempo em que está na empresa. Para depois poder sair do trabalho mais leve e aproveitar o resto do tempo para si, relaxar com a família e amigos, planejar viagens, organizar o fim de semana, ir ao cinema, teatro, e também poder descansar em paz.
Confiram o vídeo a seguir, onde mostra Gutemberg Macedo, consultor de carreiras, autor de diversos livros e apresentador do programa "Você X Gutemberg" na extinta TV Ideal, falando sobre como melhor administrar seu tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário