Banner

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Segredo do sucesso

Bem, 2010 já está se despedindo ... e como em todo final de ano, é hora de fazer um balanço de tudo que aconteceu no ano, e começar a traçar novas estratégias para o ano que irá começar. E como em todo inicio de ano, renovamos o entusiasmo, a esperança e a determinação de encarar novos desafios, recomeçar ...
Se o ano foi bom ou ótimo, vamos tentar fazer melhor ainda; ou se as coisas não saíram como desejávamos, que tal aprender com os erros e tentar novamente?

Todos nós buscamos o sucesso e a realização em quaisquer aspectos da vida (pessoal, profissional, afetivo), cabe a cada um descobrir qual é o caminho que levará a ele. E para seguir essa jornada, podemos aprender algumas lições com pessoas que buscaram o sucesso, lutaram incansavelmente para alcançá-lo e hoje são grandes exemplos. Hoje quero usar como exemplo o grande astro do basquete, Michael Jordan. Ele nos dá alguns segredos para alcançar o sucesso:

01. Assusma a respondabilidade
“Algumas pessoas querem que aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem acontecer.”

02. Tente
“Eu posso aceitar falhas, todo mundo falha em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar aquele que nem tenta.”

03. Falhe livremente
“Eu errei mais de 9.000 arremessos em minha carreira, eu perdi quase 300 jogos. 26 vezes, confiaram a mim a oportunidade de fazer o arremesso final para vencer o jogo e eu perdi. Eu falhei várias vezes em minha vida. E é por isso que eu tive sucesso.”

04. Comprometa-se

sábado, 18 de dezembro de 2010

Workaholics Y's


Geração Y, nascidos entre 1980 e 1990.... Alguns autores usam 1978 até meados dos anos 90...Essa geração, geralmente é classificada como um grupo homogênio, no sentido que, se você é um Y, teoricamente deve ter todas as características de um, assim como o horóscopo nos rotula quanto ao nosso signo. É uma marca, uma descrição para os nascidos dentro desse período.

Através do que se pode observar, é fácil perceber diferenças gritantes em Y’s. O que podemos dizer que é comum, é a habilidade e também um certo vício com a era digital, como o uso de computadores, celulares, internet e etc. Mas quanto ao comportamento, muita coisa muda de Y para Y, ainda mais quando falamos de comportamento profissional entre jovens e velhos Y’s. Quem já está beirando os 30 anos de idade, é bem diferente daqueles que ainda estão entre os 20 e 26 anos.

Os velhos Y’s ainda possuem uma característica muito forte que vem das gerações anteriores, os que eu conheço, não necessariamente buscam a satisfação no trabalho como uma máxima, e sim esquecem do mundo e somente trabalham... Os velhos Y’s são workholics, e os jovens estão mais para worklovers, os velhos vivem somente para a profissão e o trabalho e esquecem que ainda poderiam desfrutar de outros prazeres da vida, como viajar, namorar, dormir, sair com os amigos, entre outros. Alguns se fecham tanto para sociedade, que já nem conseguem arranjar alguém para namorar de tanto que trabalham, com uma vida social muito precária, chegam a esquecer de como é se sentar em uma mesa com amigos e conversar de vários outros assuntos que não sejam relacionados ao trabalho. Confesso que isso me incomoda, já que eu, um jovem Y entro em uma empresa em busca de satisfação, poder ter finais de semana e estar incluso na sociedade. E não viver como um empregado obstinado pelo trabalho.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Career Academy

A equipe do Ação Futuro tem a satisfação de trazer mais uma parceria ao blog, a Consultoria Loite. A Loite foi criada para equilibrar os processos de seleção, fazendo com que jovens de talento alcancem as posições que merecem, e que as empresas encontrem de fato os melhores candidatos aumentando sua capacidade de gerar riqueza para a nossa sociedade.

Nesse post queremos divulgar um programa da Loite, o Career Academy:






terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Movimento Natura - Programa Acolher

"Sentir o que o outro sente nos faz querer fazer diferente." (Cybele Amado)

Essa frase se aplica muito ao que vivemos durante esse ano, aos projetos que nos propomos a desenvolver com o principal objetivo de fazer diferente, fazer a diferença em nossas vidas e para a sociedade. E dentre esses projetos, destacamos o blog Ação Futuro, que no princípio não sabíamos muito bem onde nos levaria, se conseguiríamos atingir outras pessoas. E ficamos imensamente felizes ao ver que conseguimos levar um conteúdo rico, de qualidade para os internautas, além de aprendermos muito com isso também.

E sabendo da importância de nosso papel social, atendemos ao convite que nos foi feito, e temos a honra de divulgar um grande projeto da Natura: o Programa Acolher do Movimento Natura. Esse programa tem o objetivo de acolher histórias de envolvimento social de seus consultores, pessoas que acolhem sua comunidade por meio de ações sociais. O Programa quer conhecer essas histórias, compartilhar idéias, experiências e criar uma corrente de pessoas para que ajudem a desenvolver mais ações sociais. A Natura quer incentivar e apoiar os projetos que contribuem para um mundo melhor.

Ficou curioso para conhecer o Programa Acolher? As inscrições vão até o dia 31 de dezembro de 2010. Para saber mais, visitem o site http://www.movimentonatura.com.br, vale a pena conferir. Nesse site, além de informações sobre como participar do Programa Acolher, vocês já podem conferir muitas histórias emocionantes e esperamos que elas sirvam de inspiração, para que comecem já a pensar num ano novo com novos objetivos, novas perspectivas. E se por alguma razão você esteja reclamando de sua vida, talvez essa seja uma excelente oportunidade para começar a mudar, começar a analisar a vida sob um ângulo diferente, enxergar a vida além dos seus problemas. Aproveite essas lições de vida e comece a fazer a diferença na vida das pessoas e em sua vida.

Parabéns a Natura! Com essa bela iniciativa, mais uma vez mostrando que é uma empresa comprometida com a sociedade e na luta por um mundo melhor.



quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Influência do ambiente de trabalho


Muitas empresas acreditam que estimular o funcionário a trabalhar em um ambiente sob pressão é fundamental para torná-lo mais produtivo. Mas até que ponto essa pressão realmente gera resultados positivos? E quando esse ambiente ultrapassa alguns limites, transformando o ambiente de trabalho em um campo de guerra, onde o funcionário se vê numa situação de stress full time, isso ainda pode ser produtivo?

quando as falhas são motivo de longas discussões, em vários casos levando a ofensas pessoais, a situação se torna ainda mais grave. O funcionário vive tenso, fazendo tudo com medo de errar e consequentemente é o que acaba acontecendo. Isso gera um clima organizacional totalmente desmotivador, pois o trabalho acaba se tornando um sofrimento, motivo de desprazer, além de afetar a saúde e a vida pessoal.

por outro lado, quem não gosta de trabalhar em um ambiente agradável, mais leve? Um lugar onde você não precisa ter medo de errar, e mesmo quando erra, isso não é visto como uma razão para agressões, mas sim como uma oportunidade de melhorar, de aprender. Por que o local de trabalho nãopode ser agradável, onde você se sinta feliz e motivado e veja que seus colegas também se sintam assim?

Acredito que a maioria das pessoas gostaria de trabalhar em um lugar que ofereça qualidade de vida, um ambiente harmonioso, onde elas se sintam capazes de oferecer o seu melhor. Pessoas que se sentem felizes no seu ambiente de trabalho conseguem ser mais produtivas e até mais criativas. Estímulos positivos geram melhores resultados.

Não digo que não deve haver, metas, cobranças, mas sim, que deve haver um equilíbrio, bom senso. Se as pessoas passam a maior parte de seu tempo no ambiente de trabalho, o melhor é que esse ambiente seja mais leve, agradável, fraterno, estimulante. O local onde você se sinta motivado a acordar todo dia de manhã com disposição para criar, gerar novos resultados, e não um sacrifício diário.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mercado de Trabalho


Foi uma longa temporada longe do blog, estamos voltando aos poucos a escrever aqui, como ja comentado pela Daiana, foi um projeto muito bem elaborado e feito com muito carinho, nao pode ser deixado de lado. Apesar de o grande motivo do blog ter ficado esse tempo parado foi o fato da equipe estar bastante atarefada trabalhando !!!

Atuamos em um projeto juntos no inverno e isso fez com que deixássemos o blog de lado por esses meses, afinal, onde estavamos nem internet tínhamos direito. Foi um trabalho muito gratificante onde aprendemos muito e crescemos como pessoas e profissionais.

Mas agora é hora de voltar a postar, mesmo que seja com menos frequencia, afinal, cada um da equipe tem tomado um rumo diferente, hoje, após aproximadamente 5 meses sem postar, quero retornar a essa rotina, pois escrever em um blog nos faz ler mais e aprender muito, além de transmitirmos de uma forma singela, o nosso conhecimento e opinião sobre temas que gostamos de tratar aqui no site.

Hoje atuo como consultor analista em uma empresa de consultoria gerencial, vivencio diferentes realidades dentro do mundo corporativo, e tenho ampliado muito meu conceito sobre empresa e pessoas, e quero transmitir isso para vocês, amigos leitores.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Escolas matam a criatividade?


Quem nunca se questionou sobre o sistema educacional? Muitas vezes pensamos se as escolas realmente nos preparam para a vida, para encarar o mundo aqui fora, ou elas só lançam informações, conhecimentos que julgam importantes, mas que não se aplicam a todas as pessoas. Por que não questionamos sobre o assunto? Talvez estejamos tão acostumados com as coisas da forma que são, e nos acomodamos, achando que isso não é problema nosso. Mas é, e isso reflete diretamente em nossa vida, nosso futuro como profissionais, como pessoas.

Para entender melhor sobre isso, quero colocar aqui um artigo que encontrei na Isto É. É uma entrevista com o britânico Ken Robinson, especialista em educação e criatividade. De forma divertida ele aborda esse tema e mostra seu ponto de vista sobre a influencia das escolas em nossas vidas.

Isto é - N° Edição: 2119 18.Jun.10 - 21:00

O mundo se divide em duas categorias de pessoas: aquelas que dividem o mundo em duas categorias e aquelas que não.” Arrancando gargalhadas do público de suas conferências, o especialista em educação e criatividade britânico Ken Robinson, 50 anos, questiona por que a maioria das pessoas passa a vida odiando o que faz, “apenas esperando pelo final de semana”, enquanto outras conseguem descobrir seu “elemento-chave”, termo criado por ele que significa a junção do que se faz bem com o que se ama fazer. Robinson conclama o mundo para uma revolução na educação, criando nas escolas um ambiente propício para que os talentos floresçam. Em sua opinião, aquele que não está preparado para errar jamais fará algo de original.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Qual é a sua Marca?

Depois de alguns meses de ausência, vamos tentar agitar esse blog novamente. É um projeto tão bacana, cuidado com carinho desde o começo, não merece acabar no esquecimento, não é?

Bom, para voltar decidi falar sobre um tema que está na minha mente há alguns dias "Qual é a sua marca?". Você já pensou sobre isso? Como as pessoas vão se lembrar de você daqui um mês, um ano, dez anos, por exemplo.

Existem bilhões de pessoas em todo mundo, milhões no Brasil, e para restringir um pouco, milhares na sua cidade. O que difere você dessas pessoas? E pensando como profissional, milhares de jovens concluem uma universidade todos os anos, o que te faz especial com relação a essas pessoas?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Escolhas


Todos os dias fazemos diversas escolhas, desde as mais simples como decidir que roupa usar, o que comer, até as mais complexas, como escolher uma profissão, um emprego, que projeto vamos desenvolver, que estratégias vamos adotar para contornar um problema. Enfim, a todo momento nos deparamos com uma encruzilhada e precisamos pensar e agir rápido, o tempo não espera para que pensemos no que vamos fazer. E então?

Existe um conto popular sueco muito antigo de uma moça chamada Ronia, que Jan Carlzon narra em seu livro; “A hora da verdade”.

Ronia gostava muito de um rapaz, porém, suas famílias eram inimigas mortais dificultando assim, qualquer possibilidade de uma relação harmônica entre ambos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pensem nisso!


Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo.

Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras de porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo a todos para se servirem. Quando todos os estudantes estavam de xícaras em punho, o professor disse:

terça-feira, 8 de junho de 2010

Não conta lá em casa

Será que a visão de que temos do mundo condiz com a realidade? Talvez o pouco que sabemos não retrate a verdadeira face de uma sociedade, de um país, muitas vezes as informações são manipuladas pelo interesse de uma minoria que detém o poder. Precisamos aprender a ter uma visão global e tentar compreender um pouco do que acontece em diferentes países, entender seu comportamento, seu modo de vida. Esse é um dos caminhos para a busca do entendimento entre os povos.

Você deve estar se perguntando por que estou falando tudo isso. Bom, vou explicar. Esse post é para compartilhar com você um programa que tive conhecimento recentemente, produzido pelo canal Multishow da Globo.

O programa se chama "Não conta lá em casa", e apresenta de maneira única países fechados e obscuros, que normalmente possuímos uma pré-opinião formada graças a mídia. Ele é feito por 4 turistas aventureiros, que entram no país como pessoas comuns (sem vistos de imprensa e coisas do tipo), e com câmeras escondidas, apresentam o que eles estão vivendo, ocasionando até mesmo situações inesperadas, como entrevistar mulheres nas ruas de Teerã, no Iran. Um ponto importante é que, graças a essa maneira que o programa é feito, tudo é mostrado de uma maneira bem única, com praticamente sem nenhuma parcialidade.

Empreendedorismo Social


É muito comum ouvirmos falar sobre empreendedorismo e o quanto isso é importante para qualquer profissional hoje. Aqueles que apresentam perfil empreendedor com certeza conseguem mais destaque e mais chances de sucesso no mercado de trabalho.

Agora imagina se você tiver esse perfil e ele ainda tiver o lado social, esse será um diferencial maior ainda. É isso mesmo, ser um empreendedor social. Talvez isso ainda não seja muito conhecido, mas vamos entender um pouco o que é e como ele pode impactar de forma positiva a sociedade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para Dees, empreendedores sociais são os reformadores e revolucionários, mas com uma missão social. Eles realizam mudanças fundamentais na forma como as coisas são feitas no setor social. Suas visões são arrojadas. Eles atacam as causas básicas dos problemas, ao invés de apenas tratar os sintomas. Eles muitas vezes reduzem as necessidades ao invés de apenas identifica-las, buscam criar mudanças sistêmicas e melhorias saudáveis. Ainda que possam agir localmente, suas ações têm o potencial de estimular melhorias globais nas suas áreas escolhidas de atuação: educação, saúde, desenvolvimento econômico, meio ambiente, arte e cultura ou qualquer outro campo do setor social.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Let's do it!!!

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade"
(Daisaku Ikeda)

Você dúvida?

Pois veja esse exemplo fantástico ocorrido na Estônia. Uma idéia numa conversa de amigos tomou uma proporção gigantesca e conseguiu mobilizar um país inteiro em prol de um mesmo objetivo e originou o movimento “Let’s do it” (Vamos fazer) que já se espalha por outros países.

No dia 03 de Maio de 2008, 50.000 voluntários limparam mais de 10 mil toneladas de lixo, deixando a Estónia totalmente limpa!!!

Isso parece impossível, não é? Muitas vezes deixamos de tomar alguma iniciativa, ou ajudar alguém, porque achamos que uma atitude isolada não irá resolver nada. Mas se levarmos essas simples atitudes para um ambiente macro e começarmos a pensar no pouquinho que cada um pode fazer, com certeza o resultado será surpreendente.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Invisibilidade Social

'O homem torna-se tudo ou nada, conforme a educação que recebe'

Psicólogo varreu as ruas da USP para concluir sua tese de mestrado da'invisibilidade pública'. Ele comprovou que, em geral, as pessoasenxergam apenas a função social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira mera sombra social.

'Fingi ser gari por 8 anos e vivi como um ser invisível' (Fernando Braga da Costa)
Plínio Delphino, Diário de São Paulo.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Quando mudar a estratégia ?

Algumas vezes eu me pergunto, até quando insistir nisso ? Será que vai me dar algum resultado ? E se eu nadar e nadar e morrer na praia ? E o tempo.. continua passando…

Manter uma estratégia a médio e longo prazo, onde os resultados demoram algum tempo para aparecer é uma questão que envolve muita vontade, garra e determinação. Pergunte-se várias vezes se é isso mesmo que deseja, e se a resposta for sim. Lute !

Uma vez participei de uma dinâmica de grupo, e havia uma pergunta na parte da apresentação pessoal que era assim “Qual o seu filme favorito? Por quê ?” e um candidato respondeu “Meu filme favorito é 300, porque assim como o filme, a vida é uma batalha todos os dias” e todos os outros candidatos riram com a comparação que ele fez, muito bem colocada por sinal. 300 passa a imagem da liberdade dos gregos antigos e de como era importante a união e a garra, para que um pequeno exército de 300 homens pudesse enfrentar dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa. O filme é inteiramente baseado em uma estratégia para ganhar, que deu certo por um tempo, mas em determinado momento da batalha, eles começam a perder mas não desistem, e morrem com toda honra e dignidade de uma equipe guerreira e unida. Assim como o filme, algumas estratégias podem não dar certo, parecem funcionar por algum tempo, mas não apresentam o resultado de vitória no final. As adversidades da vida são constantes, e muitas vezes não há como saber saber qual é a decisão mais correta, ainda mais em tempos de crise, onde as alternativas se esgotam e o risco toma maiores proporções.

terça-feira, 25 de maio de 2010

O genial Steve Jobs


Eleito um dos lideres mais admirados pelos jovens brasileiros segundo pesquisa da Cia de Talentos e uma das personalidades mais influentes do mundo pela TIME, Steve Jobs, um homem genial e também muito conhecido por sua personalidade forte e suas explosões de raiva e demissões inesperadas.

Mesmo assim ele é considerado um exemplo de liderança, pois consegue inspirar muitos dos seus funcionários a fazer o melhor e por ter uma visão prática e inovadora, e também é considerado um motivador nato e um excelente palestrante e tem suas palestras voltadas para a emoção do que para a lógica.

Um pouco da história ...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Wear Sunscreen (Use Filtro Solar)

Hoje vou mostrar para vocês um vídeo clássico com mais de 10 anos de existência, e que alguns ja conhecem. E um daqueles vídeos que sempre são mostrados em treinamentos, palestras de motivação, ou quando o chefe chega inspirado na segunda-feira, chama a equipe e mostra o vídeo pra todo mundo render bastante durante a semana..rs (foi o meu caso).

Wear Sunscreen (em português Use filtro solar) é o nome comum de uma obra chamada "Advice, like youth, probably just wasted on the young" escrita por Mary Schmich e publicada no Chicago Tribune como uma coluna em 1997.

A forma mais conhecida da obra é uma música gravada em 1999 por Baz Luhrmann. No mesmo ano a agência de publicidade DDB produziu um vídeo com o single, que foi dirigido por Bill Barminski. O vídeo foi ao ar em quase todo os Estados Unidos, inclusive nos programas The Tonight Show, The Today Show e The View como no VH1 e na MTV. Também foi exibido no Reino Unido, Austrália e Japão.

A obra também foi ao ar na Alemanha e foi seguido pela versão alemã com o título "Sonnencreme". A versão alemã é narrada pelo ator alemão Dieter Brandecker. Também existe uma versão brasileira narrada em português por Pedro Bial e uma versão sueca narrada por Rikard Wolff.

Faz alguns anos que eu conheço esse vídeo, desde a primeira vez que eu o vi (que não foi no trabalho), gostei demais, é bastante motivador, e mostra valores que muitas vezes esquecemos na correria do dia-a-dia, a importância das coisas simples, e como é bom estar perto da família e de quem amamos. Um vídeo emocionante, com imagens muito bem produzidas, e com uma trilha sonora extremamente envolvente.

Para quem já o conhece, é sempre bom revê-lo, é para quem ainda não o viu: Senhoras e senhores usem filtro solar e vejam o vídeo. =)


sábado, 22 de maio de 2010

Informação, autoconhecimento e transparência. Você os têm ?


Existe tanta informação espalhada pelo mundo, que fica até impossível de mensurar; culturas diferentes, pessoas, tendências, valores, religiões. Uma novidade a cada segundo, teorias inovadoras e novos pesamentos. Sem dúvida, tem muita coisa acontecendo.

Mas e aí ? O que nós temos feito para entender sobre tudo isso, aprender novas coisas, sairmos um pouco do usual e olharmos para o diferente, o único, e as vezes o estranho. São tantos paradigmas que nos limitam e nos acompanham de um modo, que as vezes não somos capazes de enxergar a imensidão da humanidade e a riqueza de diversidade que existe.

Avaliando tudo isso, surgem as questões: Conhecemos o mundo, e podemos tomar decisões assertivas para o desenvolvimento do nosso futuro profissional ? Seria muita audácia dizer que sim com toda certeza… E qual a garantia dos jovens de gostarem daquilo que tanto querem, (àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar na área que almejam) e essa profissão, os farão felizes ? Será que não existe outro trabalho que poderíamos executar que nos traria maior realização ?

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gestão do Tempo


Todos possuem a mesma quantidade de tempo diária: 24horas. Algumas pessoas usam estas horas para fazer coisas úteis, outras já não, acabam tendo uma dificuldade em conseguir administrar esse tempo. Período que pode ser usado tanto na vida profissional como pessoal (doméstica).

Primeiro passo para administrar o seu tempo no trabalho é: planeje-o antes de começar a trabalhar, isso te dára uma excelente sensação de estar com as coisas controladas, faça uma lista de tarefas do dia, seria ideal se essa lista fosse feita no final do dia anterior, com a indicação da importância.

No dia seguinte, comece logo a trabalhar sem interrupções na tarefa mais importante e vá seguindo para as tarefas menos importantes. Se não conseguir fazer tudo durante o dia, pelo menos sabe que fez as tarefas mais relevantes. Uma forma de conseguir ganhar tempo é primeiramente saber se organizar, separe todos os papéis, documentos, relatórios, memorandos enfim; coloque-os em pastas em ordem de datas, nomes, meses, enfim, como achar melhor.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Elevator Pitch


Você já pensou no que é possivel fazer em apenas um minuto?

Você seria capaz de convencer alguém a comprar um produto, fechar um negócio ou estabelecer um networking numa conversa de um minuto?

Isso parece impossível, não é?

Essa é a idéia do termo “Elevator Pitch” (elevator: elevador; pitch: abordagem de vendas). É isso mesmo, podemos entender esse termo como “Abordagem de vendas no elevador”. Parece estranho, mas ao final desse artigo você irá perceber como essa pode ser uma estratégia muito eficaz e que pode trazer resultados surpreendentes.

Um minuto é em média o tempo que você fica dentro do elevador, e isso representa o tempo que você tem para fazer uma abordagem. Essa estratégia não se aplica a venda de produtos ou serviços, mas sim a venda de uma idéia, de um negócio, ou a oportunidade de estabelecer um networking e assim abrir portas para um futuro emprego.

Ainda parece estranho?

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Comunicação

Com uma abordagem bastante ampla, a comunicação faz total diferença na vida das pessoas, e é quase impossível imaginar a amplitude dessa palavra, todas suas vertentes e tendências. A comunicação está presente em tudo, é um dom, onde alguns nasceram para isso, e não se imaginam viver sem comunicar-se, e outros, já não tão evoluídos, mas a utilizam de alguma forma.

Os livros, as revistas, mídias diversas, internet, pessoas, etc, a comunicação de alguma forma nos atinge 24 horas por dia, 7 dias por semana... E qual diferencial para que possamos lembrar de algo que nos foi falado ou apresentado ? Sendo que ela está por aí, pulverizada pelo ar. Temos que utilizá-la de forma criativia e ousada, para obtermos maior destaque e visibilidade, utilizando todos os meios de comunicação ao nosso favor para atingirmos públicos variados.

Criatividade, inovação, ousadia e originalidade são algumas palavras que caminham juntos com a comunicação, porque sem elas, seu trabalho pode ser nulo, pois você não conseguirá atingir o público que deseja. Seja na vida pessoal ou profissional, inove sempre e use as formas de comunicação sempre ao seu favor, seja original, e as vezes, abuse, chame atenção e consiga destaque frente aos concorrentes, já que hoje, quem não tem um diferencial, não passa de mais um no meio de tantos outros comuns...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Quem sou eu ?


Você sabe quem realmente é?

Hoje em dia as pessoas apresentam uma contanste mudança de comportamento e diversas formas de como ver as coisas no mundo, embora cada pessoa tenha sua personalidade, muitas pessoas têm varias coisas em comum, tais como o temperamento, o modo de pensar, de agir, de atuar; o comportamento, enfim, basta saber adquirir um desenvolvimento pessoal para que essa igualdade, essas diferenças ou essas ações de uns aos outros, não atrapalhem na formação e crescimento pessoal.

Descobrir ou saber reconhecer o seu tipo de personalidade é um grande passo para você automaticamente saber lidar com diversas situações no relacionamento com as pessoas, e consequentemente uma grande ajuda para saber identificar qual carreira seguir.

Mas o que é Personalidade?

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Parcerias Ação Futuro: Portal Trainee e Top Talent



É com muito prazer que anunciamos duas parcerias de muito sucesso !

Ação Futuro e Portal Trainee, um dos maiores portais sobre tudo o que acontece no universo “Trainee”, lá vocês podem encontrar simulados de testes on line, artigos, notícias, além da relação dos processos de trainee que estão em andamento e muito mais. Para o Ação Futuro isso significa uma imensa satisfação em fazer parte de um site que possui essa visibilidade e contribui muito para os aspirantes a trainee que precisam de informações e dicas para conseguirem a tão sonhada posição !!!

Ação Futuro e Top Talent, acreditar que a geração da informação pode ir além e através da escrita ter maior visbilidade no mercado empresarial, isso é o que o Top Talent acredita, é um site que pertence ao grupo foco, uma das maiores consultorias de recursos humanos do Brasil. Um site voltado para que as pessoas escrevam nele e mostrem suas idéias, e sejam vistos pelo mundo, onde acredita-se que o currículo será cada dia mais substituído pelo blog.

Isso para nós, do Ação Futuro, significa um projeto que vem dando certo, uma vez que conseguimos visibilidade e exposição dentro de outros sites que discutem assuntos em comum. Temos muito ainda para crescer, e precisamos de vocês, nosso seguidores e leitores para nos acompanharem e continuar fazendo com que o blog seja cada mais visto e nosso conteúdo espalhado pela rede.

Obrigado à todos! Essa conquista também é de vocês !

À Equipe.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Falta empatia no mundo empresarial


Foi feita uma pesquisa e foi apontada que no Brasil falta empatia no mundo empresarial, pensando nisso o especialista e consultor em Competência Emocional e Qualidade de Vida no Trabalho Minoru Ueda desenvolveu uma pesquisa inédita. Para ele existem cinco competências emocionais que são necessárias para que se tenha um bom relacionamento interpessoal no meio empresarial: Empatia, Autocontrole, Automotivação, Autoconhecimento e Habilidades Sociais.

Segundo a pesquisa de Ueda, uma organização cujos empregados dominam as cinco competências apresentam uma significativa melhoria no rendimento.

A pesquisa, realizada principalmente com secretárias que atuam em empresas privadas e públicas, apontou que autoconhecimento e autocontrole têm um bom índice de ocorrência (25% e 24% respectivamente). Já empatia não é tão freqüente, representando apenas 14%. Mesmo com a baixa incidência, Minoru explica que é importante que os empregados a tenham, principalmente pelo fato das empresas atualmente sofrerem grandes mudanças que afetam a vida de seus funcionários.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A importância da família na formação do profissional


Como o berço faz total diferença no sucesso de algumas pessoas, eu digo isso porque as pessoas que vem de famílias de classe alta, onde há profissionais com um networking bastante amplo, continuam a linhagem e se destacam no mercado com mais facilidade, o que não acontece muitas vezes com pessoas de famílias mais humildes.

Muitos jovens, já nasceram com um roteiro desenhado pelos pais, e o mínimo que eles fizeram foi seguir os passos do script, que já estava pronto, e consequentemente se tornaram mais competitivos, como: “O que eu devo fazer agora papai, ir morar na França e fazer faculdade por lá, ou então continuar no Brasil e estudar na mais-cara-ou-melhor-faculdade e ficar perto dos meus amigos brasileiros ?” Detalhe, já estava tudo pago, mesmo antes de nascerem…

Infelizmente o mercado de trabalho não é nenhuma obra social ou instuição de caridade, e quer sim os melhores profissionais. Porém, um indivíduo que teve tudo nas mãos, prontinho, antes mesmo de ser gerado, não pode ser comparado a um pobre de família humilde do interior, que se esforçou para conseguir uma vaga em uma universidade pública, ou uma bolsa de estudos por desempenho em uma instituição privada. E na maioria das vezes, precisam trabalhar durante todo o período do curso, para ter condições de se manter e/ou ajudar a família finaceiramente.

domingo, 9 de maio de 2010

Pensando fora da caixa




Essa expressão ganhou reconhecimento por força de pesquisas sobre o comportamento humano, desenvolvidas por psicólogos. Eles queriam entender porque, nós humanos, acabamos seguindo um padrão dominante que é imposto (muitas vezes por nós mesmos) e que nos impede de encontrar soluções mais criativas. Eles descobriram que se você conseguir sair da caixa, os problemas se tornam mais fáceis de resolver e constataram que pessoas que tomam iniciativa de não se limitar, levam vantagens como solucionadores de problemas, como estrategistas.

Se você nunca ouviu essa expressão, comece a pensar um pouco sobre isso. Tome como um convite para ser criativo, uma recomendação para não se limitar, conseguir ter uma visão horizontal, uma visão além do que está a sua volta e começar a buscar soluções diferentes.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pessimismo


O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracteriza por se ver as coisas sempre pelo lado ruim, ou seja, faz com que as pessoas pessimistas encarem tudo na vida pelo lado negativo, esperando-se de tudo o pior.

Estudo comprova que a pessoa pessimista tem mais chance de doenças cardíacas, estresse, baixa auto estima, sistema imunológico debilitado e também a depressão. Recentemente um estudo publicado por pesquisadores da conceituada Clínica Mayo, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas otimistas têm em geral maior tempo de vida do que as pessimista e esta diferença, em alguns casos, pode chegar até 12 anos.

Então se você é uma pessoa que não acredita em si mesmo, que não consegue acreditar no seu sucesso e ver o seu potencial, CUIDADO, isso pode te prejudicar tanto pessoalmente quanto profissionalmente, pois contribuirá para o não atingimento de suas metas e e a perca de grandes momentos e oportunidades na vida. Se observarmos o pessimista reclama de tudo, de qualquer coisa, mesmo sem motivo. Neste caso, o maior prejudicado é a própria pessoa, já que todo mundo tende a se afastar dela, pois todos querem sempre estar ao lado de pessoas otimistas.

Segundo Gisela Kassoy, consultora do Empregos.com.br especialista em Criatividade e Administração de Mudanças, diz que o ideal é que as pessoas pessimistas sempre procurem cercar-se de pessoas otimistas, uma vez que otimismo e pessimismo são contagiosos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

S.O.S. Mata Atlântica

E aí pessoal, vocês ja ouviram falar da Fundação S.O.S. Mata Atlântica ? Sabem para que ela foi criada e quais são as suas funções ? Onde ela atua e o que faz ?
É uma ONG criada em 1986, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. Sua missão é defender o que resta da Mata Atlântica, conservando o patrimônio natural, histórico e cultural dessas regiões, valorizando a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e buscando um desenvolvimento sustentável.

A atuação da S.O.S Mata Atlântica é alertar, informar, educar, mobilizar e capacitar para o exercício da cidadania. Recebe financiamento de diversas e grandes empresas privadas nas mais diferentes áreas de atuação como bancos, indústrias automotivas, alimentícias, de produtos de higiene pessoal,e através de pessoas que se filiam à causa.

Xixi no Banho

Vocês já assitiram umas da maiores campanhas da Fundação S.O.S. Mata Atlântica ? A campanha que trouxe mais visibilidade e popularidade à ONG, que ficou conhecida não só no Brasil, mas também fora dele, e foi bastante comentada.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Já pensou em ser empreendedor?


Quem nunca sonhou no trabalho dos sonhos? Aquele onde você se sente feliz, que lhe traga satisfação, e ainda tivesse uma excelente remuneração... É parece mesmo utopia, mas para algumas pessoas isso se tornou realidade. Pessoas que foram ousadas, e queriam ir além do comum, do tradicional, não queriam só conseguir um emprego e ganhar dinheiro, elas sempre foram muito além disso. Elas queriam construir uma história de sucesso, tornarem-se seus próprios patrões. São os tão conhecidos empreendedores.

Existe alguma formula mágica para obter sucesso no mundo dos negócios?

Certamente que não. Ser um empreendedor de sucesso depende de vários fatores, muito trabalho e da vontade de fazer acontecer, que aliados poderão contribuir ou não para o sucesso do negócio. Quanto as características pessoais, o Sebrae destaca alguns pontos que considera essenciais para um bom empreendedor:

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Motivação


A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de cada um. Motivação é quando se tem um motivo para agir, significa ter um desejo por trás de suas ações, ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir sua meta.

Hoje em dia em qualquer área profissional, é fácil vermos pessoas que se destacam mais, é claro observarmos que umas façam o serviço melhor do que a outra; Mas isso é porque ela é melhor do que a outra? Não, com certeza ela faz sua parte melhor do que a outra, porque existe nela algo que falta em muitas pessoas, a MOTIVAÇÃO. Pessoas motivadas tendem a trabalhar melhor do que as outras, elas tem mais perseverança, dedicação, controle emocional e isso faz com que seu trabalho seja melhor e mais prazeroso. Fica claro que em pessoas motivadas há toda uma questão de sentimento e de fatores emocionais que fazem com que o seu esforço reforce a persistência e o entusiasmo delas a passarem pelos contratempos, pelos obstáculos do dia a dia de suas vidas.

sábado, 1 de maio de 2010

Seu novo emprego está no Twitter

Hoje, 1º de maio é comemorado o dia do trabalhador. Uma data que merece ser lembrada e comemorada, principalmente diante de tantas dificuldades enfrentadas diariamente.

Hoje trazemos um convidado especial, que trouxe um artigo que mostra uma nova forma de buscar trabalho. A tecnologia está transformando até o modo como as pessoas buscam novas oportunidades e a internet vem com tudo nessa nova onda. Hoje os profissionais buscam cada vez mais oportunidades de trabalho nas mídias sociais e essa tendência tende a ganhar cada vez mais espaço.

Desejamos a todos Feliz dia do Trabalho e muito sucesso!!!!!!!!!!!!!!!



Seu novo emprego está no Twitter

Por André Luís Francisco - Analista de Sistemas

Já criou seu perfil no Twitter, a rede social mais utilizada do momento? Se ainda não fez, pode estar perdendo boas oportunidades de emprego, seja CLT, estágio, trainee ou freeelancer.

O Twitter é um canal direto de interação com o candidato, e para muitos a porta de entrada para um processo seletivo.

Perfil para seguir

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Conselhos


Dizem que se conselho fosse bom, não seria dado e sim vendido. Será?

Ano passado saiu uma reportagem na Revista Época com o título "O Melhor conselho que recebi". E lá 21 personalidades contam qual foi o melhor conselho que já receberam, achei muito interessante e vários deles serviram para mim. Se você ainda não leu, vale a pena conferir. Quem sabe esses conselhos podem servir para você também. Afinal um bom conselho nunca é demais.

Pare e respire
"Um profissional naturopata (que trabalha com medicina natural) me disse: ‘Pare e respire’. Ele me mostrou a importância que essa atitude tinha. Isso foi há cinco anos. Desde então, aprendi quão valioso é parar e estar consciente sobre minha respiração. Quando estamos muito ansiosos, não conseguimos nos centrar. Ao nos concentrarmos na respiração, vivemos muito mais o momento e temos mais consciência de nossas atitudes e de nosso corpo. Com certeza, a respiração correta ajuda a nos manter em equilíbrio. Hoje em dia, uso essa prática e sinto a diferença. Controlo mais a ansiedade, minhas emoções e aproveito muito mais cada momento da minha vida." (Gisele Bündchen, 29 anos, gaúcha, top model)

Autocontrole


Não há como falar de sucesso pessoal e profissional sem citarmos o autocontrole. Assim como a proatividade e o compromentimento são essenciais para se conquistar uma carreira promissora, o autocontrole também é. Sem ele, dificilmente teremos prestígio como profissionais e menos ainda na vida pessoal. Sendo assim é uma capacidade que deve ser trabalhada e desenvolvida, pois estímula o controle das emoções refletindo diretamente nas relações interpessoais, fazendo com que o indivíduo seja mais confiante e preciso em suas escolhas, realizando uma eficiente gestão para o futuro.

O primeiro passo, é o autoconhecimento, pois não há como se controlar sem saber o que há aí dentro, quais são os seus medos, angústias, frustações, desejos, emoções, alegrias, e sentimentos em geral. Tente sentir tudo de maneira profunda, relembre situações delicadas, momentos onde o autocontrole precisava estar presente, mas não estava lá, e não foi possível evitar o inevitável. Descubra o que você sentiu naquele momento, e o que te levou a agir daquela forma. Faça uma relação e tente entender as causas e o seu próprio instinto, o que seria capaz ou não de fazer, e o que seria (in)controlável.

Trabalho em Equipe


Basicamente o trabalho em equipe é quando um grupo de pessoas está focado na mesma coisa, estão juntos para trocar informações e idéia diferentes, porém com o mesmo intuito, chegar ao mesmo lugar, ter o mesmo resultado final.

Temos que ter em mente é que normalmente é fácil conciliar opiniões diversas, porque, cada um pensa de uma maneira, cada um se expõe de uma forma, ninguém é obrigado a aceitar a proposta do outro, mas é nessa hora que temos que ter paciência, procurar ouvir, respeitar o outro, saber reconhecer e colocar de lado nosso orgulho e fazermos com que o trabalho em equipe prevaleça.

Hoje está cada vez mais comum as pessoas confundirem o trabalho em equipe de trabalho em grupo, nas empresas a maioria das pessoas trabalha em grupo, agem de forma a que estivessem trabalhando em uma linha de produção, cada um faz sua parte, trabalham por si só, fazem a sua parte e pronto, não se preocupam com o outro, e o trabalho em equipe é você fazer com que todos trabalhem juntos, que todos coletem suas idéias e informações e cheguem a um mesmo resultado, que tenham orgulho de terem conseguido atingir o objetivo.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tenha Fé !


Vejam algumas definições da palavra "Fé" de acordo com o dicionário Michaelis: 1 Crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção. 2 Crença nas doutrinas da religião cristã. 3 A primeira das três virtudes teologais. 4 Fidelidade a compromissos e promessas; confiança: Homem de fé. 5 Confirmação, prova.

A Fé pode ser interpretada de formas distintas, mas a maneira que eu quero comentar sobre é que ela sempre é algo em que acreditamos, mas que não podemos ver e as vezes nem provar, é como o vento, nós não o vemos, mas o sentimos.

Uma pessoa sem fé, é uma pessoa sem sonhos, vazia, sem expectativas, uma vida sem graça. Pois é ela, a fé, que nos da a energia para continuar, é a crença que algo bom esta por vir, a vontade de ser alguém melhor, de conquistar nossos objetivos. É o que nos estimula e nos motiva a viver cada dia, o princípio da nossa existência, que juntamente com o amor, faz da vida a coisa mais maravilhosa, espetacular e excitante que existe.

Empresários de Sucesso - Antônio Alberto Saraiva

Seguindo nossa série sobre empresários de sucesso, vamos falar sobre Antônio Alberto Saraiva. Ele nasceu em Portugal e veio com seus pais para o Brasil ainda muito novo (menos de um ano de idade). Foi criado na cidade paranaense de Santo Antônio da Platina e veio para São Paulo com o interesse de cursar medicina. Para que o ideal fosse conquistado, seus pais investiram em uma padaria para que seu filho conseguisse cursar o tão sonhado curso pretendido pelos pais portugueses.

Mas uma tragédia mudou o rumo de sua vida, quando seu pai foi morto em um assalto à padaria, ele que era o filho mais velho ficou à frente dos negócios, mas sem conhecimentos e experiência comercial resolveu vender a padaria e adquiriu uma lanchonete na Rua Cerro Corá, no bairro da Lapa. Conseguiu concluir o curso de medicina tão pretendido pelos pais, porém não chegou a exercer a profissão.

Conheceu o Sr. Paulo Abud, cozinheiro de muita experiência em produtos árabes, foi onde nasceu a idéia de criar produtos que não fossem tão caros, uma vez que os produtos árabes na cidade tinham um custo muito elevado para os padrões do brasileiro, dificultando o acesso, passou a idealizar produtos onde a massa do pão sírio fosse mais macia, houvesse inclusão de carne bovina no lugar da carne de carneiro nas esfihas etc.

Dica de leitura: Saí da Microsoft para mudar o mundo

Você teria coragem de deixar tudo para ajudar as pessoas?

John Wood teve. Era um grande executivo da Microsoft que descobriu sua missão: “ajudar crianças carentes a ler e escrever”. E é essa história que ele conta no livro “Saí da Microsoft para mudar o mundo”.

Mas o que leva um jovem profissional no auge da carreira a abandonar a empresa que lhe dá fama e fortuna para abrir escolas e bibliotecas em pelo mundo?

Coragem para sair de um estilo de vida pautado pelo consumismo é o mínimo. Vontade de construir um mundo melhor é o combustível desse homem que descobriu que mais vale fazer um pouco pelos outros do que muito para si mesmo.

O livro é uma espécie de biografia da Room To Read, a ONG criada por ele, e também de sua própria vida, pois uma está intimamente ligada com a outra. Tudo começa quando ele viajou para o Nepal, seu objetivo era fazer uma trilha clássica que cobre mais de 300km em 18 dias e o leva ao ponto mais remoto do Himalaia pois talvez lá ele conseguisse parar de ouvir seu chefe gritando com ele.

Lá sua vida muda completamente. Ao visitar uma escola no Nepal, ele vê que só havia 4 livros para 45 crianças e que ainda aqueles livros não eram apropriados para crianças. Então ele percebe que precisava fazer algo.

Benchmarking


É um processo contínuo de comparação dos produtos, dos serviços e das práticas empresariais, é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem a um desempenho superior, é visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante.

O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

O Benchmarking é uma das ferramentas mais utilizada no meio empresarial, pois ajuda as empresas a conquistar seu melhor desempenho competitivo.

Existem 4 tipos de Benchmarking:

100 Maneiras

O 100 Maneiras é um sitcom (situação comédia) que exemplifica situações do cotidiano de uma fábrica de brinquedos que se chama Ora H. Celia Leão, consultora de etiqueta e marketing pessoal é quem auxília Márcio Aurélio, o dono da empresa, a liderar sua equipe em situações adversas do dia-a-dia empresarial dentro do escritório. Essa série foi exibida pelo não mais existente canal TV Ideal. O programa mostrava por meio de personagens clássicos como não se comportar no trabalho, os atores usavam muito do improviso e as cenas cômicas eram seguidas por comentários de Célia. A TV Ideal foi um canal com proposta inovadora e produção majoritariamente brasileira, suas atividades foram encerradas em junho de 2009. O Canal era exibido somente para assinantes da TVA e fazia parte do grupo Abril.

Um dia sem querer, acabei encontrando na TV Uol um capítulo do 100 Maneiras, e a partir daí eu viciei no sitcom e assisti todos os episódios disponiveis no site, estes que fazem parte da primeira temporada da série, só não sei se está completa, mas acredito que sim. As situações são muito reais, e é isso mesmo que acaba acontecendo em muitos escritórios das empresas por aí. É lógico que existe um pouco de exagero e também uma dose de comédia envolvida, todavia é super interessante e divertido de assitir! Sem contar que Célia Leão dá um show nos comentários e dicas sobre a etiqueta empresarial, profissionalismo e bom senso nas situações apresentadas na série.

Confirem esse episódio, espero que gostem e se divirtam!!! E se gostarem, assistam todos os espisódios que estão disponíveis na TV Uol.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Empresários de Sucesso - Antônio Luiz Seabra



Seguindo nossa série de empresários de sucesso, vamos falar um pouco sobre Antônio Luiz Seabra, um empresário brasileiro fundador da empresa de Cosméticos Natura.

Antônio Luiz Seabra

Começou a laborar quando tinha 15 anos. Era calculista de custo indireto na Gráfica Siqueira, empresa onde seu pai trabalhava. Depois recebeu uma proposta para ser "trainee" no departamento pessoal da Remington onde, com 19 anos, já era chefe e, aos 21, superintendente.

Após sua saída da Remington, foi trabalhar em um pequeno laboratório de cosmética, época em que surgiu sua paixão pela área cosmética. Depois de 3 anos nessa empresa, associou-se com um dos herdeiros para fundar, em 1969, o que é hoje a Natura. Fala-se que no começo possuiam um capital equivalente ao valor de um carro popular e os primeiros anos foram totalmente voltados para a sobrevivência. Só em 1975 que começaram a ver os resultados de tanto trabalho, e - consequentemente - veriam o iminente crescimento da empresa.

A opção pela venda direta surgiu como uma alternativa para o crescimento da empresa. Começaram com uma pequena loja na rua Oscar Freire onde ele mesmo dava um atendimento personalizado para cada cliente. Através da venda direta, conseguiram consolidar a marca no país e se diferenciarem dos concorrentes. Seabra diz que dessa maneira, os produtos e serviços são apresentados e recomendados de maneira adequada, segundo os interesses, necessidades e conveniência de cada pessoa.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Empresários de Sucesso - Márcio Miranda

Conforme o post anterior, vamos falar de mais um empresário de sucesso, vamos falar hoje sobre Márcio Miranda, um empresário reconhecido no meio empresarial, por sua habilidade extrema como negociador.



Márcio Miranda

É conhecido como o verdadeiro homem de negócios, sendo considerado um expert em negociação e administração gerencial.

Iniciou sua carreira, ainda jovem, nos Estados Unidos onde residiu sete anos e graduou-se em Engenharia Eletrônica, pela Columbia Pacific University na Califórnia. Cursou, também, Marketing e Administração de Empresas na Louisiana State University, University of Houston e University of Wisconsin. Foi vice-presidente para América Latina da Koehring Cranes and Excavators em Milwaukee, antes de assumir o controle acionário desta empresa aqui no Brasil.

Márcio é um profissional dinâmico, eclético e tem se destacado com grande evidência na área de executivos do primeiro escalão das maiores empresas instaladas no Brasil.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Empresários de Sucesso - Max Gehringer

Começamos hoje uma série que mostrará grandes nomes do mundo empresarial, exemplo de profissionais e líderes. Pessoas que enfrentaram grandes desafios e passaram por diversos obstáculos até alcançar o sucesso. E hoje essas pessoas servem de exemplo para todos nós, e temos muito que aprender com elas.

Esse é o objetivo desses posts, mostrar histórias de superação e sucesso. Esperamos que a vida desses grandes homens inspirem vocês a nunca desistirem de lutar por seus objetivos.

Decidimos começar essa série com Max Gehringer. Se você ainda não conhece a trajetória desse grande profissional, não perca a oportunidade. Temos certeza que irá gostar.

Max Gehringer

Nascido em Jundiaí em 1949, ele começou a trabalhar aos 12 anos como office-boy da fábrica Cica, em sua cidade natal, e evoluiu até a direção de grandes empresas. Passou pelo comando de Pepsi, Elma Chips e Pullman, foi diretor de sistemas da PepsiCo Foods nos Estados Unidos e apareceu em uma lista dos 30 executivos mais cobiçados do país em uma pesquisa feita pela Gazeta Mercantil em janeiro de 1999.

Em 1999, quando dirigia a Pullman, ele decidiu abrir mão da condição de alto executivo e dedicar seu tempo a escrever e fazer palestras pelo Brasil. Essa mudança radical foi o marco inicial de uma carreira que o consolidou como uma das referências de formação profissional no país.

Como colunista de revistas, Gehringer passou por Você S.A., Exame e VIP, todas na Editora Abril. Atualmente, tem seus textos publicados na Época e na Época Negócios, ambas da Editora Globo. Além disso, produz uma coluna diária na Rádio CBN.


terça-feira, 20 de abril de 2010

Intercâmbio


Para algumas pessoas falar sobre intercâmbio já não é mais nenhuma novidade, está mais do que certo que isso é sim importante para quem deseja crescer e se destacar na carreira. Porém não é só isso que faz diferença no sucesso para se obter uma posição estratégica dentro de uma companhia ou até mesmo um emprego dos sonhos...

Entre viajar ou não, meu conselho é viajar, mesmo que o fato de fazer intercâmbio esteja tão comum quanto a própria graduação, porém ainda faz diferença na vida de um profissional. Quando vivemos em um país com língua, cultura e costumes diferentes dos nossos, estamos totalmente fora da área de conforto, pois temos que nos planejar melhor, sempre ter um plano A,B,C, e D nas mangas e pensar estratégicamente durante todo o tempo de experiência fora. Por quê mesmo que eu viajei ? O que eu estou fazendo aqui ? Estou aprendendo com isso ? Está agregando valor na minha vida ?

Temos que focar constantemente o nosso objetivo e não párar, isso requer bastante preparo psicológico e maturidade para encarar de frente os desafios que virão, pois temos que superar todos os obstáculos e situações adversas, saudade da família e amigos, frustrações em não aprender a língua estrangeira tão rápido quanto se esperava, entre outros. Sem contar que não é tão fácil fazer amigos fora do país, uma vez que não existe uma nação tão calorosa e amigável como a brasileira, mas quando brasileiros estão morando fora do Brasil, nem sempre estendem as mãos para nos ajudar, pois muitos nos vêem como uma ameaça, achando que estamos lá para roubar o espaço deles. Essa não é só a minha opinião, mas de várias outras pessoas que eu conheço que fizeram intercâmbio e sentiram essa “reserva excessiva” por parte do brasileiros que residem fora.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Inteligência Emocional


Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles, ou seja, utilizado na Psicologia para designar a inteligência que envolve habilidades para manipular as emoções, tornando-as coadjuvantes no processo de crescimento interno.
Com a aplicação da Inteligência Emocional, as emoções dispersas, descontroladas e geralmente maléficas, podem ser analisadas, controladas e direcionadas para o desenvolvimento de pessoas e grupos.

Segundo Goleman (psicólogo e escritor americano) o conceito de inteligência emocional pode ser concentrada em 5 habilidades tais como:

1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
3. Auto-Motivação - capacidade de dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas; e
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

Ou seja, a inteligencia emocional esta relacionada na capacidade de controlarmos nossas frustrações, nossos impulsos, nossas emoções, fazer com que tenhamos uma motivação pessoal e consequentemente ajudar a motivar o proximo, seja com palavras ou ações.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Análise SWOT Pessoal

Em Administração existe uma ferramenta muito utilizada para o planejamento estratégico de uma organização, conhecida como Análise SWOT ou FOFA (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, em português - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Por meio dela consegue-se identificar os fatores internos que influenciam a empresa que são os pontos fortes e fracos, bem como os fatores externos que são as oportunidades e ameaças que pode enfrentar no mercado em que atua. A partir dessas informações a organização tem melhores condições de se preparar e elaborar um bom planejamento estratégico para manter-se mais competitiva.

Mas e se pudéssemos aplicar essa ferramenta em nossa vida? Como seria se conseguíssemos fazer uma Análise SWOT Pessoal?

"NÃO EXISTE PRODUTO MADURO SEM OPORTUNIDADES, MAS GERENTES SEM IMAGINAÇÃO" (Philip Kotler)

Essa seria uma excelente forma de construir a sua visão, se conhecer melhor e assim poder desenvolver de forma mais eficiente o seu potencial. Aproveitando a frase de Philip Kotler, podemos pensar que não existe um profissional sem oportunidades, mas sim despreparado e sem uma clara visão de sua vida, que muitas vezes não sabem onde estão e muito menos onde querem chegar ou como querem estar daqui a algum tempo.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Portfólio Profissional


Hoje em dia o mercado de trabalho, como todos sabem, está cada vez mais competitivo, por isso os profissionais devem cada vez mais estar atualizados, para estar sempre à frente dos concorrentes. Hoje para um profissional apresentar suas qualificações, sua formação e etc..., usa-se o tão famoso currículo, que muitas vezes gera dúvidas sobre a forma mais adequada, como deve ser elaborado, como apresentá-lo. Enfim, mas com a criatividade e a expansão de idéias do “mundo” profissional eis que surge o portfólio profissional, que era usado somente por profissionais da área de comunicação, marketing e arquitetos. Eles utilizavam essa ferramenta para mostrar seus trabalhos, mas hoje virou um diferencial no mercado de trabalho e já é usado em todas as áreas.

Então está bem, mas o que é o Portfólio Profissional?

O Portfolio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfolio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não.

Ou seja, nada mais é que um documento apresentando suas atividades pessoais, experiências adquiridas por você em seus projetos. É uma forma de colocar suas habilidades, sua personalidade, é você inovar. Mas temos que ter em mente o que realmente é importante e o que vai ser atraente ao selecionador.

Informação


Qual é a necessidade da informação ?? Para que se informar ?? Você sente que precisa ler o jornal ou assistir ao noticiário todas as manhãs antes de sair de casa ??

Não há como evitar, a informação está em tudo, é o alimento para a tomada de decisão em nossa vida pessoal e profissional.

A overdose de informações é muito grande, o que faz também, que muitas notícias fiquem pulverizadas na rede. Às vezes fica complicado saber o que ler e aonde encontrar.

A informação atualmente também é muito reciclável, já que toda hora há uma nova notícia ou manchete sobre algo diferente, e aquela outra reportagem de uma hora atrás, talvez nunca mais será comentada, ou  então, será o alicerce para uma série de novas notícias que ainda virão.