Banner

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Escolas matam a criatividade?


Quem nunca se questionou sobre o sistema educacional? Muitas vezes pensamos se as escolas realmente nos preparam para a vida, para encarar o mundo aqui fora, ou elas só lançam informações, conhecimentos que julgam importantes, mas que não se aplicam a todas as pessoas. Por que não questionamos sobre o assunto? Talvez estejamos tão acostumados com as coisas da forma que são, e nos acomodamos, achando que isso não é problema nosso. Mas é, e isso reflete diretamente em nossa vida, nosso futuro como profissionais, como pessoas.

Para entender melhor sobre isso, quero colocar aqui um artigo que encontrei na Isto É. É uma entrevista com o britânico Ken Robinson, especialista em educação e criatividade. De forma divertida ele aborda esse tema e mostra seu ponto de vista sobre a influencia das escolas em nossas vidas.

Isto é - N° Edição: 2119 18.Jun.10 - 21:00

O mundo se divide em duas categorias de pessoas: aquelas que dividem o mundo em duas categorias e aquelas que não.” Arrancando gargalhadas do público de suas conferências, o especialista em educação e criatividade britânico Ken Robinson, 50 anos, questiona por que a maioria das pessoas passa a vida odiando o que faz, “apenas esperando pelo final de semana”, enquanto outras conseguem descobrir seu “elemento-chave”, termo criado por ele que significa a junção do que se faz bem com o que se ama fazer. Robinson conclama o mundo para uma revolução na educação, criando nas escolas um ambiente propício para que os talentos floresçam. Em sua opinião, aquele que não está preparado para errar jamais fará algo de original.