Banner

terça-feira, 27 de abril de 2010

Empresários de Sucesso - Antônio Luiz Seabra



Seguindo nossa série de empresários de sucesso, vamos falar um pouco sobre Antônio Luiz Seabra, um empresário brasileiro fundador da empresa de Cosméticos Natura.

Antônio Luiz Seabra

Começou a laborar quando tinha 15 anos. Era calculista de custo indireto na Gráfica Siqueira, empresa onde seu pai trabalhava. Depois recebeu uma proposta para ser "trainee" no departamento pessoal da Remington onde, com 19 anos, já era chefe e, aos 21, superintendente.

Após sua saída da Remington, foi trabalhar em um pequeno laboratório de cosmética, época em que surgiu sua paixão pela área cosmética. Depois de 3 anos nessa empresa, associou-se com um dos herdeiros para fundar, em 1969, o que é hoje a Natura. Fala-se que no começo possuiam um capital equivalente ao valor de um carro popular e os primeiros anos foram totalmente voltados para a sobrevivência. Só em 1975 que começaram a ver os resultados de tanto trabalho, e - consequentemente - veriam o iminente crescimento da empresa.

A opção pela venda direta surgiu como uma alternativa para o crescimento da empresa. Começaram com uma pequena loja na rua Oscar Freire onde ele mesmo dava um atendimento personalizado para cada cliente. Através da venda direta, conseguiram consolidar a marca no país e se diferenciarem dos concorrentes. Seabra diz que dessa maneira, os produtos e serviços são apresentados e recomendados de maneira adequada, segundo os interesses, necessidades e conveniência de cada pessoa.

Destacou-se também por desenvolver vários projetos socias dos quais pode-se destacar: o Natura escola, Natura Jequitinhonha, Barracões Culturais da Cidadania, Programa Crer para Ver, entre muitos outros.
Movida por duas paixões a cosmética como veículo de autoconhecimento e promoção do bem-estar e as relações humanas como forma de expressão da vida a NATURA conquistou posição de destaque no cenário empresarial brasileiro. A marca conseguiu se posicionar no mercado de forma sólida e inteligente, tornando-se uma das mais fortes, respeitadas e valiosas do país.

Hoje a empresa conta com mais de 519.000 consultores vendendo cremes e maquiagem no Brasil, Argentina, Chile, México e Peru. Seabra controla a Natura juntamente com seu cofundador, Guilherme Peirao Leal.

De acordo com a publicação de 2009 da revista Forbes (que publica anualmente a lista das pessoas mais ricas do mundo), Antônio Luiz Seabra é o 601ª pessoa mais rica do mundo, e - consequentemente - está entre os 15 mais ricos do Brasil, e sua fortuna pessoal já se estima em US$ 1.4 bilhão.

14 comentários:

  1. Tenho um trabalho de ética para fazer, e o texto me ajudou muito, mas, não se escreve Luiz Antonio Seabra em vez de Antonio Luiz Seabra?

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    obrigada pelo comentário,
    ficamos felizes por saber que estamos ajudando. Então, está correto, é Antônio Luiz Seabra mesmo. Sucesso pra você,

    Abraços,

    A Equipe.

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho, se possível, poderiam postar sobre a história da empresa. É um grande exemplo de empreendedorismo.

    ResponderExcluir
  4. Sou uma consultora de venda direta, em pouco tempo de consultoria já consegui fazer um bom estoque de produtos para minha clientela que conquistei com muito trabalho e carinho para proporcionar um bem estar a todos e apresentar um produto que conheço uso e adoro. Porém a pouco tempo percebi que a política da natura vem sendo aos poucos destruida por gdes investidores que passam por cima de consultoras como eu e colocam os produtos em prateleiras como em super mercados com preços inferiores aos cosméticos vendidos em perfumarias. Isso dificulta nossas vendas e nossos investimentos.
    Quero pensar que o Sr. Antonio Luiz Seabra não tenha conhecimento disso, e seus fiscais fazem vista grossa e talvez levem algum por fora para ficar com a boca fechada. Pois todas as festas da Natura são os que saem com seus troféus na mão. Estou muito decepcionada com as providencias tomadas pela Natura.

    ResponderExcluir
  5. Sou consultora Natura também, e concordo com minha colega, existem muitos vendedores natura de prateleira e isso prejudica demais nós as verdadeiras consultoras de venda direta.Espero q nosso presidente escute o nosso apelo e tome providencias.A matéria foi ótima parabéns. obrigada e abraços.

    ResponderExcluir
  6. por favor estamos fazendo umn trabalho sobre empresários de sucesso e o site não nos mostra o grau de escolridade do dito cujo acima se não for incomodo vocês poderiam nos propor esta informação agradecemos desde já

    ResponderExcluir
  7. Com todo o respeito qual é sua crença religiosa? Budista, Espírita ou outros?

    ResponderExcluir
  8. olá sr. Antonio Luiz, também sempre tive essa curiosidade de saber sua crença religiosa. Apesar de não ser esse o ponto, mas é que já me questionaram e não tive o que dizer. pode nos dizer por favor?

    ResponderExcluir
  9. Qual a data de nascimento dele?

    ResponderExcluir
  10. Porque você prega igualdade na empresa e tem tratamento diferente dentro dela!!! O administrativo vai ficar em casa no dia da copa e o chão de fabrica não!! Isso é justo?

    ResponderExcluir
  11. Natura aqui en Argentina es un desastre, verdaderamente me avergüenzo siendo Argentina, muy mala organización, muchos cacique poco indios. Sr Luis Seabra. Me gustaria que hiciera una visita sorpresa por argentina, lo guiaría con mucho gusto. Sabiendo que mucho pondrían sus ojitos en el piso.. Es feo robar lo q es ajeno no es ética y no es parte de lo laboral. quieren mas información dejo mi mail. arielmendoza2003@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. estou fazendo um trabalho de escola e não acho a data de nascimento dele em lugar nem um

    ResponderExcluir