Banner

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Informação


Qual é a necessidade da informação ?? Para que se informar ?? Você sente que precisa ler o jornal ou assistir ao noticiário todas as manhãs antes de sair de casa ??

Não há como evitar, a informação está em tudo, é o alimento para a tomada de decisão em nossa vida pessoal e profissional.

A overdose de informações é muito grande, o que faz também, que muitas notícias fiquem pulverizadas na rede. Às vezes fica complicado saber o que ler e aonde encontrar.

A informação atualmente também é muito reciclável, já que toda hora há uma nova notícia ou manchete sobre algo diferente, e aquela outra reportagem de uma hora atrás, talvez nunca mais será comentada, ou  então, será o alicerce para uma série de novas notícias que ainda virão.

Muitos conteúdos requerem conhecimento prévio, e às vezes fica complicado abrir o jornal e ver que o Arruda foi libertado...Arruda ? Aquela plantinha para espantar o mau-olhado ?.. Se você não acompanhou o caso, não vai saber do que está sendo falado. Ou então, ver que o fazendeiro que matou a Dorothy pegou 30 anos de prisão...Dorothy ??? Para entender uma notícia com clareza e conseguir assimilar o conteúdo, deve se ter um conhecimento prévio de fatos e alguns termos usados na mídia.
Para a salvação de todos existe a santa internet, nada que uma consulta rápida no google e/ou wikipedia não nos ajudem a entender sobre o quê o conteúdo está sendo abordado. Pois quando não sabemos sobre um assunto, podemos pesquisar e encontrar algo sobre isso ou aquilo, o que vai acrescentar para a compreensão da notícia.

E para terminar, filtrem todo e qualquer tipo de informação da rede !!!! Temos que saber filtrar o que vamos ler, a internet está cheia de informações de todos os tipos, temos que ter um direcionamento para saber o que precisamos saber, conhecer, o que realmente vai agregar e fazer a diferença no nosso trabalho e em nossas decisões. Não fiquem viajando entre dezenas de sites não se aprofundando em nada importante e pulando para o próximo, pois alguém pode te perguntar sobre o que você leu hoje, e você nao vai saber o que dizer, afinal você só leu a manchete e nem sabia do que se estava falando mesmo...Você não quer passar essa vergonha. Não é ?!

Informação é poder e contribui para a formação do conhecimento. Mas quando todos já sabem, o poder diminui e vai perdendo o seu efeito. Portanto corra e vá se informar antes dos seus concorrentes !!!

Fica a dica, e não deixem de ver o vídeo que ilustra o post de hoje. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário