Banner

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Autocontrole


Não há como falar de sucesso pessoal e profissional sem citarmos o autocontrole. Assim como a proatividade e o compromentimento são essenciais para se conquistar uma carreira promissora, o autocontrole também é. Sem ele, dificilmente teremos prestígio como profissionais e menos ainda na vida pessoal. Sendo assim é uma capacidade que deve ser trabalhada e desenvolvida, pois estímula o controle das emoções refletindo diretamente nas relações interpessoais, fazendo com que o indivíduo seja mais confiante e preciso em suas escolhas, realizando uma eficiente gestão para o futuro.

O primeiro passo, é o autoconhecimento, pois não há como se controlar sem saber o que há aí dentro, quais são os seus medos, angústias, frustações, desejos, emoções, alegrias, e sentimentos em geral. Tente sentir tudo de maneira profunda, relembre situações delicadas, momentos onde o autocontrole precisava estar presente, mas não estava lá, e não foi possível evitar o inevitável. Descubra o que você sentiu naquele momento, e o que te levou a agir daquela forma. Faça uma relação e tente entender as causas e o seu próprio instinto, o que seria capaz ou não de fazer, e o que seria (in)controlável.

Feito isso, terá que compreender e tentar encontrar explicações e soluções, pensar em um plano que controle toda a situação e nunca permita que nada desabe, mas se acontecer, saiba se controlar, mantendo a calma e buscando evitar ao máximo constrangimentos e exposição inadequada, para que não seja induzido a agir de maneira indelicada e piore anda mais a situação.
É um trabalho árduo, mas muito importante, autoconhecimento e autocontrole são premissas para uma vida mais saudável. E sabemos que, muitas pessoas não sabem como se controlar em situações adversas, onde o desespero toma conta e a calma simplesmente desaparece.

O autocontrole vem acompanhado pela maturidade, mas não pense que só porque já é um adulto experiente significa estar preparado para tudo, pois nunca estaremos 100% prontos. Viver requer preparo, sim, mas jamais atingiremos o ápice, sempre haverá algo que vai ficar pra trás, pois somos seres humanos únicos, com vivências e experiências de vida totalmente distintas. Possuímos também um instinto que nos persegue, que por mais que lutamos, jamais nos livraremos dele, e o que nós resta é conhecê-lo melhor e saber controlá-lo, e então fazê-lo trabalhar a nosso favor.

Se conheça, conheça o seu princípio e o seu fim, e nunca deixe de aprender e desenvolver a si mesmo, só assim poderá se controlar melhor, e apresentar muito mais resultados positivos em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário