Banner

quarta-feira, 24 de março de 2010

Maturidade


Será que estamos maduros para o mercado de trabalho ? Fazemos as escolhas certas e nos sentimos prontos para enfrentar o nosso próximo emprego ?

A maturidade acontece quando se conhece a si mesmo o suficiente para saber o que realmente se quer e onde se almeja chegar, e então fazer as escolhas certas, definir objetivos e se preparar para atingí-los.

De qual lado queremos ficar ? Empregado ou Patrão ? Finanças ou Marketing ? Indústria ou Comércio ? São perguntas que muitas vezes, não se tem muita certeza na resposta, pois estamos abertos à novas oportunidades que possam nos oferecer crescimento. O prossional do século 21 deve ser flexível acima de tudo, todavia, precisa-se ter a maturidade para saber discernir qual o caminho a tomar e consequentemente se preparar para ele.

Pode parecer um pouco contraditório dizer que devemos ser maduros e prontos para optar e ao mesmo tempo flexíveis... Felizmente ou não é assim que o mercado funciona, a versatilidade constante para novas oportunidades é um dever, e andar por aí sem foco algum é considerado falta de direcionamento e muito mal visto pelos recrutadores de muitas companhias. Algumas empresas não sabem muito ao certo o perfil que procuram, uma vez que aplicam milhares de testes, que deixam vários candidatos com alto potencial para trás e não conseguem preencher todas as vagas disponíveis. E depois lemos em jornais e revistas que não existe o perfil que eles procuram, será que eles não estão exigindo demais ? Ou realmente não sabem o que querem ? (vale lembrar que estamos no Brasil, basta ler um pouquinho e já nota-se que a educação de alto nível por aqui é privilégio para poucos, aqueles que não se curvam para qualquer emprego, e só empresas top conseguem reter esse tipo de profissional) ...vai entender.

O fato de estarmos maduros e confiantes, nos faz enxergar novos horizontes e andar nesse sentido, nos estimula para o preparo, melhoria contínua e buscar o que realmente queremos. É um conjunto de experiências, aprendizados, lugares, pessoas que passaram em nossas vidas, e tudo o que vivemos até então. Toda essa bagagem forma o nosso caráter e o bom senso, desenvolvendo de modo concreto a nossa maturidade para enfrentarmos o tão sonhado futuro que nós desenhamos.

"Um dia você aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou." (William Shakespeare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário