Banner

sábado, 27 de março de 2010

Marketing

Vamos mudar um pouco o foco do que vem sido postado no blog e vamos falar sobre marketing !!!

O Marketing está embutido diretamente em nosso cotidiano, sem mesmo perceber somos atingidos por tudo que o envolve, a cada compra que fazemos, não temos idéia de quantas horas de trabalho foram gastas para que aquele produto nos despertasse o interesse de compra. Ele é a peça essencial no sucesso da marca e da empresa, é um dos setores mais importantes do mercado, já que na maioria dos casos, está diretamente ligado aos meios de comunicação, movimentando uma grande fatia da economia destinado ao entrentenimento em geral, como a mídia televisiva, impressa, cinema, internet, entre outros. O marketing possui um valor intangível representando a imagem da companhia, através da credibilidade, qualidade e os befícios que os produtos oferecem à sociedade.

Vamos rever algumas informações importantes sobre o marketing.

- Os primeiros estudos sobre marketing se inciaram na década de 40;

- É um campo de estudo novo se comparado com os demais campos do saber, e engloba todo o conjunto de atividade de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes;

- Possui várias definições dentro da literatura mundial, mas todas elas chegam à um obejtivo comum: “vendas”;

- Os primeiros passos para a difusão do Marketing foram dados por Peter Drucker;

- Na década de 70 começam a surgir departamentos e diretorias de Marketing em todas as grandes empresas, visto por elas como uma necessidade de sobrevivência. O governo, organizações civis, entidades religiosas e partidos políticos passaram a valer-se das estratégias de marketing adaptando-as às suas realidades e necessidades;

- Em 1982, foi lançado o livro "Em Busca da Excelência", de Tom Peters e Bob Waterman, considerado o livro de marketing mais vendido de todos os tempos, ao focarem completamente sua atenção para o cliente;

- O avanço tecnológico dos anos 90 teve um forte impacto no mundo do marketing. Também surgiu nessa época o marketing societal, a satisfação do consumidor e a opinião pública, passou a estar diretamente ligada a participação das organizações em causas sociais, e a responsabilidade social transformou-se numa vantagem competitiva;

- Na década de 2000 foram enfáttizadas as tendências de Webmarketing e Comércio eletrônico revolucionando tanto a logística como a oferta de produtos. E na década de 2010 o Marketing de Busca, que é um dos tipos de Marketing digital, tem atraído cada vez mais atenção;

- Estima-se que o custo de atrair um novo consumidor é cinco vezes o custo de manter um consumidor fiel;

- O Composto de Marketing ou simplesmente 4Ps (quatro pês), trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 secções, as quais são:
• Produto do inglês product• Preço do inglês price• Praça do inglês place
• Promoção do inglês promotion.

Realmente o marketing é bastante intrigante, considerado um ciência nova, todavia indispensável em todas os segementos hoje em dia. Para quem deseja seguir essa área, deve gostar muito de criar, e a partir das necessidades que forem identificadas através do público alvo deve gerar oportunidades observando muito o lado criativo e inovador. Deve-se também explorar e estabelecer novas tendências, diferentes públicos para novos produtos e ampliação do share já existente.

Segue um vídeo bastante criativo sobre uma campanha de marketing bastante famosa na época. Quem aí não se lembra dos Siris do Nã Nã Nã Nã ??? rs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário