Banner

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Portfólio Profissional


Hoje em dia o mercado de trabalho, como todos sabem, está cada vez mais competitivo, por isso os profissionais devem cada vez mais estar atualizados, para estar sempre à frente dos concorrentes. Hoje para um profissional apresentar suas qualificações, sua formação e etc..., usa-se o tão famoso currículo, que muitas vezes gera dúvidas sobre a forma mais adequada, como deve ser elaborado, como apresentá-lo. Enfim, mas com a criatividade e a expansão de idéias do “mundo” profissional eis que surge o portfólio profissional, que era usado somente por profissionais da área de comunicação, marketing e arquitetos. Eles utilizavam essa ferramenta para mostrar seus trabalhos, mas hoje virou um diferencial no mercado de trabalho e já é usado em todas as áreas.

Então está bem, mas o que é o Portfólio Profissional?

O Portfolio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfolio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não.

Ou seja, nada mais é que um documento apresentando suas atividades pessoais, experiências adquiridas por você em seus projetos. É uma forma de colocar suas habilidades, sua personalidade, é você inovar. Mas temos que ter em mente o que realmente é importante e o que vai ser atraente ao selecionador.

O objetivo do Portfólio Profissional é que em um processo de seleção ele seja um diferencial entre os candidatos, apresentando uma visão mais ampla do desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico.

Como elaborar um Portfólio Profissional?
Primeiramente planeje como ele será, colete seus dados, trabalhos e experiências.
Depois se apresente, faça sua descrição, seus trabalhos e o tempo de experiência que tem.
Relação de empresas e de cargos pretendidos; atividades desenvolvidas em cada uma; realizações significativas. Coloque fotos de seus trabalhos e seus projetos, se for sites ou blog coloque os links.

Mas faça isso tudo detalhadamente com datas, coloque nomes dos lugares, mencione horários, dias, se tiver nomes de instituições, ONGs, ou certificados coloque tudo, deixe bem claro sobre todo seu trabalho.
Em suas considerações finais faça sua avaliação expondo o que o Portfólio Profissional acrescentou em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

"Quanto mais maduro for o mercado, mais vizinhos indesejáveis e mais ritmo e harmonia serão necessários, tanto para produção do novo, como na habilidade para identificação e ação frente ao que vale ou não dos outros." (autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário