Banner

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Inteligência Emocional


Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles, ou seja, utilizado na Psicologia para designar a inteligência que envolve habilidades para manipular as emoções, tornando-as coadjuvantes no processo de crescimento interno.
Com a aplicação da Inteligência Emocional, as emoções dispersas, descontroladas e geralmente maléficas, podem ser analisadas, controladas e direcionadas para o desenvolvimento de pessoas e grupos.

Segundo Goleman (psicólogo e escritor americano) o conceito de inteligência emocional pode ser concentrada em 5 habilidades tais como:

1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
3. Auto-Motivação - capacidade de dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas; e
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

Ou seja, a inteligencia emocional esta relacionada na capacidade de controlarmos nossas frustrações, nossos impulsos, nossas emoções, fazer com que tenhamos uma motivação pessoal e consequentemente ajudar a motivar o proximo, seja com palavras ou ações.

Termos a inteligencia emocional nâo significa apenas possuírmos um conhecimento teórico, é muito mais que isso, é controlarmos nossas emoções e aplicarmos em nossa vida social e profissional, é termos amor próprio, autoestima, é sermos capazes de acreditarmos em nosso potencial.

De modo geral e prático, hoje em dia esta cada vez mais comum amigos e familiares virem até nós e nos pedir ajuda, nos pedir conselhos, e ai? Como devemos fazer? O que falar? Pois é, nessa hora é que temos que parar, refletir e ajudar o próximo. Sermos inteligentes para falarmos algo com que a pessoa consiga se sentir melhor e agradecer nosso simples conselho, e no nosso lado profissional é mais importante ainda, pois temos que ser inteligentes nas tomadas de decisão, temos que ter a capacidade de saber lidar com as situações diversas para fazermos a escolha certa, assim sendo conquistando a excelência da razão e a emoção.

Abaixo um video de inteligencia emocional, veja atentamente é motivador.


2 comentários:

  1. Parabéns Marcelo!

    Esse é um assunto muito interessante e importante hoje. Entender o que é essa tal inteligencia emocional é fundamental para o desenvolvimento de qualquer pessoa.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fernanda.

    Com certeza esse é um assunto muito importante, porém esquecido pela maioria das pessoas, ficamos felizes pela sua participação em nosso blog, e por você ter tido essa visão.

    Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir