Banner

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dica de leitura: Saí da Microsoft para mudar o mundo

Você teria coragem de deixar tudo para ajudar as pessoas?

John Wood teve. Era um grande executivo da Microsoft que descobriu sua missão: “ajudar crianças carentes a ler e escrever”. E é essa história que ele conta no livro “Saí da Microsoft para mudar o mundo”.

Mas o que leva um jovem profissional no auge da carreira a abandonar a empresa que lhe dá fama e fortuna para abrir escolas e bibliotecas em pelo mundo?

Coragem para sair de um estilo de vida pautado pelo consumismo é o mínimo. Vontade de construir um mundo melhor é o combustível desse homem que descobriu que mais vale fazer um pouco pelos outros do que muito para si mesmo.

O livro é uma espécie de biografia da Room To Read, a ONG criada por ele, e também de sua própria vida, pois uma está intimamente ligada com a outra. Tudo começa quando ele viajou para o Nepal, seu objetivo era fazer uma trilha clássica que cobre mais de 300km em 18 dias e o leva ao ponto mais remoto do Himalaia pois talvez lá ele conseguisse parar de ouvir seu chefe gritando com ele.

Lá sua vida muda completamente. Ao visitar uma escola no Nepal, ele vê que só havia 4 livros para 45 crianças e que ainda aqueles livros não eram apropriados para crianças. Então ele percebe que precisava fazer algo.

Em um trecho do livro, John diz: “O trabalho era financeiramente compensador, mas cheio de pressão e estresse. Era como se meu mantra fosse: Você pode dormir quando estiver morto e enterrado”.Ele simplesmente largou tudo para trás para se dedicar a construir bibliotecas em países subdesenvolvidos.

John Wood pode ensinar muito a qualquer um que acredita que o mundo pode ter jeito, talvez utilizando as mesmas táticas de um dos mais tradicionais “inimigos”: o mundo corporativo. Neste livro você encontra: Excelente leitura, injeção de ânimo e técnicas empresariais para mudar o mundo.

A Room to Read já construiu 765 escolas, 7.168 bibliotecas, distribuiu 7.132 bolsas de estudos para meninas e distribuiu 5.7 milhões de livros em países como Nepal, Tawian, Camboja, India, Sri Lanka, Laos, África do Sul, Zâmbia e Bangladesh.

2 comentários:

  1. Estava procurando por trabalhos sociais que incentivassem a formação de leitores e muito me surpreendi quando li esta matéria!

    Letícia Moraes
    hypegeeks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Letícia por seu comentário.

    A estória de John Wood é muito inspiradora, ele é um grande exemplo de pessoas que realmente querem fazer a diferença no mundo. O empreendedorismo social é algo que me fascina muito, vou pesquisar e escrever mais sobre o assunto.

    Entre ganhar dinheiro e fazer a diferença no mundo, por que não ficar com os dois? não é?

    Abraços,

    Daiana

    ResponderExcluir