Banner

terça-feira, 20 de abril de 2010

Intercâmbio


Para algumas pessoas falar sobre intercâmbio já não é mais nenhuma novidade, está mais do que certo que isso é sim importante para quem deseja crescer e se destacar na carreira. Porém não é só isso que faz diferença no sucesso para se obter uma posição estratégica dentro de uma companhia ou até mesmo um emprego dos sonhos...

Entre viajar ou não, meu conselho é viajar, mesmo que o fato de fazer intercâmbio esteja tão comum quanto a própria graduação, porém ainda faz diferença na vida de um profissional. Quando vivemos em um país com língua, cultura e costumes diferentes dos nossos, estamos totalmente fora da área de conforto, pois temos que nos planejar melhor, sempre ter um plano A,B,C, e D nas mangas e pensar estratégicamente durante todo o tempo de experiência fora. Por quê mesmo que eu viajei ? O que eu estou fazendo aqui ? Estou aprendendo com isso ? Está agregando valor na minha vida ?

Temos que focar constantemente o nosso objetivo e não párar, isso requer bastante preparo psicológico e maturidade para encarar de frente os desafios que virão, pois temos que superar todos os obstáculos e situações adversas, saudade da família e amigos, frustrações em não aprender a língua estrangeira tão rápido quanto se esperava, entre outros. Sem contar que não é tão fácil fazer amigos fora do país, uma vez que não existe uma nação tão calorosa e amigável como a brasileira, mas quando brasileiros estão morando fora do Brasil, nem sempre estendem as mãos para nos ajudar, pois muitos nos vêem como uma ameaça, achando que estamos lá para roubar o espaço deles. Essa não é só a minha opinião, mas de várias outras pessoas que eu conheço que fizeram intercâmbio e sentiram essa “reserva excessiva” por parte do brasileiros que residem fora.

Realmente não é fácil, assim como a vida também não é, o intercâmbio é mais um desafio que deve ser enfrentado com muita garra. Ainda melhor quando se viaja sozinho, daí sim o desafio dobra, afinal é você com você mesmo, tudo o que vier a precisar, terá que buscar com os próprios recursos e literalmente se virar !!! Sem falar na língua, que muitas vezes não falamos muito bem assim que chegamos em um país estrangeiro, em um lugar que nunca fomos antes, e com pessoas desconhecidas. Que divertido hein ?!?!

É isso que eu quero dizer quando eu recomendo viajar, olha quanto crescimento de uma vez só, você consegue provar para si mesmo que é capaz de viver em qualquer lugar com qualquer tipo de pessoa, e descobre que o mundo, não tem fronteiras e está nas suas mãos. E do mesmo jeito que você chegou lá, pode chegar em qualquer outro lugar, basta querer ! Acredite em você e vá além, cresça, aprenda, faça a diferença pra você e para os outros.

“O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos..”

Vejam o que o Abílio Diniz pensa sobre morar no exterior.
Morar no exterior vale a pena ? Confirem !!!

2 comentários:

  1. É isso mesmo Rodrigo,
    mesmo tendo se tornado comum, o intercâmbio ainda continua mto importante. E Não só para fazer média, ou enfeitar o currículo. Mas sim uma grande oportunidade de viver uma nova realidade e tirar o maximo proveito disso. Aprender com as dificuldades e diferenças de se viver em um outro país. Enfim, é isso mesmo.

    Sucesso pra vcs!

    o blog está ficando mto bom.

    Abraços,

    Maria Clara

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Maria, realmente não é a toa que muitas empresas gostam de candidatos que tenham viajados, porque o crescimento pessoal é enorme, se aprende muito !
    Agradeço pelo elogio ao blog, e com certeza ele ainda vai melhorar muito, continue nos acompanhando. ;)

    Um forte abraço,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir