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quinta-feira, 29 de abril de 2010

Benchmarking


É um processo contínuo de comparação dos produtos, dos serviços e das práticas empresariais, é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem a um desempenho superior, é visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante.

O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

O Benchmarking é uma das ferramentas mais utilizada no meio empresarial, pois ajuda as empresas a conquistar seu melhor desempenho competitivo.

Existem 4 tipos de Benchmarking:

Competitivo: é o tipo mais difícil de ser praticado, porque as empresas visadas são aquelas que disputam o mesmo mercado, ou seja, concorrentes diretos.

Interno: é praticado por empresas que visam identificar as melhores práticas internas da organização e disseminar sobre essas práticas para outros setores da organização.

Genérico: requer uma conceituação ampla e complexa do processo analisado e tem potencial para revelar as melhores das melhores práticas.

Funcional: é a forma mais utilizada, pois não há necessidade de comparar-se com um concorrente direto.

Um processo de Benchmarking normalmente tem 5 fases: planejamento, coleta de dados, análise, adaptação e implementação.

Um dos maiores benefícios que benchmarking pode trazer a uma organização é a capacidade de reação e adaptação das mudanças diante do mercado estratégico.

Ultilizar essa ferramenta estratégica é determinar o sucesso e a sobrevivência de uma empresa, pois com a concorrencia cada vez mais acirrada, o que tem de ser feito, ou melhor adquirido é ter um diferencial, nao basta ser bom, tem que ser o melhor.

Abaixo um video de uma entrevista com o professor frances de Política Empresarial Dominique Heau, falando mais a respeito sobre o Benchmarking.



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