Banner

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Empresários de Sucesso - Antônio Alberto Saraiva

Seguindo nossa série sobre empresários de sucesso, vamos falar sobre Antônio Alberto Saraiva. Ele nasceu em Portugal e veio com seus pais para o Brasil ainda muito novo (menos de um ano de idade). Foi criado na cidade paranaense de Santo Antônio da Platina e veio para São Paulo com o interesse de cursar medicina. Para que o ideal fosse conquistado, seus pais investiram em uma padaria para que seu filho conseguisse cursar o tão sonhado curso pretendido pelos pais portugueses.

Mas uma tragédia mudou o rumo de sua vida, quando seu pai foi morto em um assalto à padaria, ele que era o filho mais velho ficou à frente dos negócios, mas sem conhecimentos e experiência comercial resolveu vender a padaria e adquiriu uma lanchonete na Rua Cerro Corá, no bairro da Lapa. Conseguiu concluir o curso de medicina tão pretendido pelos pais, porém não chegou a exercer a profissão.

Conheceu o Sr. Paulo Abud, cozinheiro de muita experiência em produtos árabes, foi onde nasceu a idéia de criar produtos que não fossem tão caros, uma vez que os produtos árabes na cidade tinham um custo muito elevado para os padrões do brasileiro, dificultando o acesso, passou a idealizar produtos onde a massa do pão sírio fosse mais macia, houvesse inclusão de carne bovina no lugar da carne de carneiro nas esfihas etc.

Seguiu com uma idéia que prosperou e passou a ser copiada em todo o território brasileiro, para o médico que era ideal da família, foi revelado seu potencial como empresário de muito sucesso no Brasil. Há pelo menos quinze anos o Grupo Habib's está com lojas no México.
O interesse é claro, o de se adaptar aos padrões do povo mexicano e firmar o nome e a marca no território mexicano.
Com a adaptação ao padrão do povo mexicano, Antônio Alberto Saraiva pode preparar o terreno para a instalação em um futuro muito próximo de lojas do grupo Habib's nos EUA, porque terá garantias de uma clientela fiel aos seus produtos desde o México.

Antônio Alberto Saraiva não pretendia ser o empresário que é atualmente, mas começou a sua carreira de maneira bem modesta e hoje é dono de um grupo de empresas que inclui o grupo de lanchonetes Habib's, o grupo de lanchonetes Ragazzo (fast food de produtos italianos), a fábrica de sorvetes que abastece o grupo Ice Lip's, a fábrica de pães sírios Arabian Bread, a Promilat fábrica de laticínios, a Vox Line empresa de Call Center e uma rede de distribuição dos seus produtos espalhada por todo o Brasil.

Abaixo um video de Sérgio Waib entrevistando Antônio Alberto Saraiva, presidente do Grupo Alsaraiva e da Rede Habbib´s.

Um comentário: