Banner

segunda-feira, 8 de março de 2010

Oportunidades


Ao falar sobre oportunidades no mercado de trabalho, temos um leque aparentemente grande, mas que ao mesmo tempo não é tão grande assim. Não estamos preparados para todas a oportunidades visíveis, não temos um perfil múltiplo, e também não queremos todas as vagas. Nós somos jovens profissionais que estudamos vários anos de nossas vidas, investimos muito tempo e dinheiro em nossa formação, e não gostaríamos de desperdiçar todo esse esforço. É aí que surge as categorias das oportunidades, temos oportunidades para iniciantes, e profissionais experientes, todos em muitas diferentes áreas de atuação, setores e subsetores da economia.

E quais seriam as oportunidades para os iniciantes ?
Jovens recém-formados, sem muita experiência, mas com muita energia, sem muita certeza, mas com muita vontade, sem muitos contatos, mas com muita esperança.
Acredito que a principal oportunidade para esses jovens começam na faculdade, pois através dela, estudantes iniciam os estágios na área, onde alguns oferecem a possibilidade de efetivação, dependendo da performance do candidato e condições do mercado assim que o contrato se encerra. Se você não foi efetivado, ou então fez estágio em algum órgão do governo, onde a efetivação é inexistente, vão lhe restar algumas outras opções dentro do mercado de trabalho formal: programa de trainee ou a porta de entrada mais comum das empresas, o trabalho efetivo.

Programa de trainee; geralmente não exige experiência, é a grande tendência das empresas ultimamente. Para ser trainee é necessário ter um perfil diferenciado, estudantes devem se destacar no decorrer do curso e ir muito além do que os tradicionais alunos da classe. É um prato cheio pra quem acabou de se formar, pois oferece muitos desafios, crescimento acelerado e um salário bastante atrativo.

E quanto ao efetivo, eis a questão, deve-se ter um aproveitamento muito alto em seu estágio, a ponto de possuir um experiência sólida, para ter condições de assumir um cargo de assistente, auxiliar, ou até mesmo analista jr, entre outros. Nesse caso, ninguém vai dar para o novo empregado, o treinamento que um trainee receberia, ou tratá-lo como um estágiário, o novo integrante do grupo deverá estar um passo à frente, e será cobrado como um profissional pronto, assim como qualquer outro da empresa. Sem muito tempo para aprender, terá que dar resultados imediatos, uma vez que possui experiência e habilidades na área em que for contratado...

Fica bastante complicado, porque quando somos estagiários, ainda estamos criando a nossa visão do mundo corporativo, muitas vezes ainda falta maturidade, e as empresas não abrem o jogo pra gente, elas não querem dar todas as informações. E sempre fazemos tudo o que nos é designado, pois queremos agradar, e muitas vezes somos desviados do que seriam nossas reais atividades.

O que tenho visto é isso, ou temos que descer muito para iniciarmos no mercado de trabalho, em um cargo que não se exige curso superior, e usar quase nada do que aprendemos na faculdade; ou então tentar um programa de trainee, onde não se exige experiência, mas é pedido um perfil altamente diferenciado, idiomas, faculdade de nível, excelente rendimento do curso, além de outros requisitos que diferenciam de empresa para empresa, mas que muitas vezes parecem bastante absurdos dentro dos padrões brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário