Banner

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Poder a qualquer custo


O poder e autoridade são características importantes para um líder comandar a sua equipe, porém o poder por si só não vai fazer com que a equipe fique motivada e confie em seus chefes. Aqueles líderes, que usam e abusam unicamente do poder para obter os resultados com sua equipe, geram desconforto nos subordinados, e não conseguem reter talentos criativos que buscam crescimento profissional e autonomia no trabalho.

Para as pessoas que pretendem ocupar posições estratégicas na empresa, a autonomia nas atividades e tomada de decisões assim como a necessidade se ter a confiança da chefia são primordiais para o desenvolvimento de um colaborador com potencial de crescimento. E quando aquele que se diz líder, não passa de um autoritário e não dá liberdade nenhuma de criar ou fazer coisas novas, e faz isso apenas para demonstrar o poder que detém pelo cargo que ocupa, mata as idéias da equipe, a vontade e motivação em contribuir. Muitas vezes as contribuições apresentadas são ótimas, porém, pelo simples fato de que “Eu que mando aqui, e não vai fazer e pronto” a empresa pode perder uma grande idéia, e mais tarde, esse talento pensou na idéia, pode ser bem aproveitado no concorrente.

Há também aqueles chefes que te fazem ir trabalhar dia 31 de dezembro, sabendo que não vai ter nada para fazer, parecendo que todo mundo está cego e quer agradar uma pessoa, que nem ela sabe o motivo da empresa funcionar neste dia. Se houver a necessidade e for nítido para todos, ótimo, mas muitas vezes essas imposições são simplesmente para mostrar que, não existem opções, vocês devem ir trabalhar, porque “sou eu quem manda aqui”.