Banner

quarta-feira, 30 de março de 2011

AIESEC - IT'S MY WORLD



Presente em 1.700 universidades de 107 países e territórios, a AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade. Fazer parte dessa organização e viver essa experiência é algo único. A AIESEC oferece inúmeras possibilidades de desenvolvimento e aprendizado, além de ter a oportunidade de viver num ambiente global, conhecer pessoas de todo o país, e mais ainda, conhecer e conviver com pessoas do mundo todo.
Já me perguntei algumas vezes se realmente vale a pena fazer parte dessa organização, se ela teria algo a agregar a minha vida e se essa experiência poderia fazer a diferença na minha vida tanto pessoal e profissional. E eu posso afirmar com toda convicção VALE MUITO A PENA. Cada vez mais tenho certeza disso, porque ela não proporciona só a experiência de liderança, dos trabalhos no escritório e dos intercâmbios. Mais do que tudo isso, ela nos faz refletir sobre nossas atitudes, sobre as habilidades que temos e quais podemos desenvolver.

Estou na organização há um ano, e durante esse tempo já aprendi muito com essa galera, jovens, que mesmo com tão pouca idade e experiência, tem muito a ensinar. Jovens que se preocupam em discutir sobre liderança, sustentabilidade, desenvolvimento pessoal e profissional e mais importante, como podem usar tudo isso para impactar de forma positiva a sociedade. Eu me sinto muito orgulhosa por conhecer e fazer parte de uma organização tão fantástica, uma verdadeira "fábrica" de jovens líderes globais, e com certeza serão adultos muito melhores e mais conscientes de sua missão e responsabilidade no mundo.

Quero mostrar alguns exemplos de grandes homens que tiveram sua história na AIESEC e hoje vivem sua missão de mudar e transformar o mundo num lugar melhor:

•Martti Ahtisaari – Presidente da Finlândia de 1994 a 2000 e Prêmio Nobel da Paz 2008.
•Helmut Kohl – Chanceler da Alemanha de 1982 a 1998
•Janez Drnovsek – Presidente da Eslovênia de 2002 a 2007
•Borislav Skegro – Ministro das FInanças da Croácia de 1997 a 2000
•Cavaco Silva – Presidente de Portugal desde 2006
•Stanisław Kluza – Ministro das Finanças da Polônia em 2006
•Nerses Eritsian – Ministro da Economia na Armênia
•Junichiro Koizumi – Primeiro Ministro do Japão de 2001 a 2006

E você que marca quer deixar neste mundo? Que tipo de experiência você procura? Se você está na faculdade, não perca a oportunidade, essa é uma experiência que pode mudar a sua vida. Para finalizar, quero colocar aqui um vídeo e você poderá sentir um pouco do que é o espiríto AIESEC.

sábado, 26 de março de 2011

Gerações no mercado de trabalho

Quem nunca ouviu falar de Geração Y? Hoje um dos temas mais discutidos é o perfil das gerações Baby Boomer, X, Y e (por que não?) Z. Cada uma dessass gerações nasceu em épocas e contextos muito diferentes umas das outras. Tem valores, modo de pensar bastante distintos.
Existem milhares de artigos na internet que abordam esse tema, mas para esse post eu gostaria de publicar uma série de reportagem do Jornal da Globo, que achei muito interessante. A reportagem mostra exemplos reais da convivencia dessas gerações em diversos tipos de empresa. Acho que vale muito a pena assistir.










quarta-feira, 23 de março de 2011

Coaching



"Uma ponte entre aquilo que somos e aquilo que queremos chegar a ser"

Hoje quero abordar sobre um assunto que talvez poucas pessoas conheçam, ou até já tenham ouvido falar, mas não fazem a menor idéia do que se trata. Como um processo de coaching pode transformar a vida de uma pessoa, suas percepções, autoconhecimento e a forma como ela encara seus desafios e a partir do entendimento desses aspectos, como ela pode utilizar essas informações para alavancar sua carreira e sua vida.

Para entender melhor, vamos a algumas definições:

O que é coaching?


O Coaching pode definir-se como a arte do bom treinamento para libertar o potencial das pessoas e elevar ao máximo o seu rendimento.
É um processo de treinamento personalizado e confidencial que preenche o vazio entre aquilo que é agora e o que deseja ser.
É uma relação profissional com outra pessoa, que só aceitará o melhor de si. Aconselha-o, guia-o e estimula-o para que vá mais além dos limites que se impõe a si mesmo, para que realize o seu pleno potencial.
É a arte de fazer com que você se conheça a si mesmo.

Se quer TER, antes tem que FAZER. Mas para FAZER, antes tem que SER.

O coaching basicamente é um “diálogo” onde o cliente encontra as respostas às suas perguntas e aspirações, pondo-se em AÇÃO para alcançá-las. Centra-se em obter e em desenvolver o máximo potencial que cada indivíduo tem intrinsecamente e que por falta de acção e estratégias tem muita dificuldade em alcançar.


Quem pode beneficiar do trabalho de um coach?


- Quem tiver uma meta ou um objectivo sem conseguir concretizar
- Quem estiver disposto a apostar em si mesmo
- Quem queira encontrar o propósito e sentido da sua vida
- Quem se sinta chateado e subvalorizado
- Quem não saiba como avançar
- Quem pense que nunca tem sorte na vida
- Quem queira desfazer-se de velhos problemas

Fonte: http://www.homeos.pt/coaching/coaching.htm

Passar por um programa de coaching é uma experiência única. Estou passando por este processo e confesso que não é nada fácil. É realmente um exercício diário de auto-análise, sair da caixa e passar a se ver de uma forma mais consciente e sem limitações e assim sentir-se mais seguro e capaz de traçar e alcançar suas metas.


sexta-feira, 4 de março de 2011

Um ano de Ação Futuro


É, o tempo passa muito rápido. Já faz um ano que publicamos o primeiro post no blog Ação Futuro, desde então muitas mudanças, muitos desafios. Aprendemos muito durante esse ano, e comemoramos parcerias importantes, pessoas que acreditaram em nosso projeto e nos ajudaram a fazer um trabalho melhor.

Tivemos vários momentos muito importantes, como o bate-papo com a Renata, consultora da Cia de Talentos, temos certeza que essa conversa esclareceu muitas dúvidas de nossos jovens candidatos a trainees. A parceria com o Portal Trainee também foi um momento muito importante para a equipe do Ação Futuro. As publicações no top talent, enfim, são várias conquistas que tivemos. Mais recentemente a parceria com a Loite e o programa Career Academy, o qual nossa colabora Daiana teve a oportunidade de participar e ainda está nos devendo um post sobre essa experiência.

Conquistamos reconhecimento e incentivos para continuar esse projeto. E isso é só o começo, queremos continuar compartilhando conhecimentos, informações que contribuam com o crescimento de nossos leitores e com certeza o nosso também. Ainda temos muito para aprender, e o blog nos dá essa oportunidade, ele nos estimula a pesquisar aprender, discutir idéias.

Agradecemos a todos que acreditaram nesse projeto e nos acompanham.

E parabéns ao Ação Futuro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!