Banner

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Escolhas


Todos os dias fazemos diversas escolhas, desde as mais simples como decidir que roupa usar, o que comer, até as mais complexas, como escolher uma profissão, um emprego, que projeto vamos desenvolver, que estratégias vamos adotar para contornar um problema. Enfim, a todo momento nos deparamos com uma encruzilhada e precisamos pensar e agir rápido, o tempo não espera para que pensemos no que vamos fazer. E então?

Existe um conto popular sueco muito antigo de uma moça chamada Ronia, que Jan Carlzon narra em seu livro; “A hora da verdade”.

Ronia gostava muito de um rapaz, porém, suas famílias eram inimigas mortais dificultando assim, qualquer possibilidade de uma relação harmônica entre ambos.

As duas famílias viviam próximas de um abismo tão profundo que qualquer pessoa que tentasse pula-lo e errasse o salto teria morte na certa.

Certo dia o rapaz arriscou e saltou para o outro lado a fim de visitar sua amada, para seu azar e desespero foi descoberto pelos pais da moça que o prendeu com a intenção de usá-lo como refém para derrotar sua família.

Ronia, ao perceber, ficou desesperada e correu até a beira do abismo com a intensão de saltar para o outro lado, onde, também seria feito refém e assim abriria uma possibilidade de liberdade para seu amado. Por outro lado se errasse o pulo, mergulharia para a morte deixando o rapaz a mercê de seu pai.

Ronia sabia que precisa de toda sua coragem para saltar, apesar de conhecer todas as conseqüências, mas, sabia também que esta era a única chance salvar seu querido.

Em meio ao desespero, fechou os olhos e saltou caindo do outro lado do abismo.

Existem ocasiões em que é preciso saltar.

Muitas vezes aqueles que escolhem o caminho mais seguro nunca conseguirão atravessar um abismo, pois, ficarão de pé do lado errado.Claro que não é fácil, ninguém disse que seria. Saltar significa tomar decisões, e toda decisão envolve riscos e nunca se pode ter certeza de qual seria a melhor escolha, só que cada uma leva a um caminho diferente. Muitas vezes precisamos ter coragem de saltar, deixar de lado a segurança para investir num sonho, num objetivo. A vida exige que sejamos ousados e corajosos para fazer escolhas. Caso contrario, passaremos a vida toda pensando em como seria se tivéssemos a coragem de tomar aquela decisão, de fazer aquela escolha ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário