Banner

terça-feira, 8 de junho de 2010

Não conta lá em casa

Será que a visão de que temos do mundo condiz com a realidade? Talvez o pouco que sabemos não retrate a verdadeira face de uma sociedade, de um país, muitas vezes as informações são manipuladas pelo interesse de uma minoria que detém o poder. Precisamos aprender a ter uma visão global e tentar compreender um pouco do que acontece em diferentes países, entender seu comportamento, seu modo de vida. Esse é um dos caminhos para a busca do entendimento entre os povos.

Você deve estar se perguntando por que estou falando tudo isso. Bom, vou explicar. Esse post é para compartilhar com você um programa que tive conhecimento recentemente, produzido pelo canal Multishow da Globo.

O programa se chama "Não conta lá em casa", e apresenta de maneira única países fechados e obscuros, que normalmente possuímos uma pré-opinião formada graças a mídia. Ele é feito por 4 turistas aventureiros, que entram no país como pessoas comuns (sem vistos de imprensa e coisas do tipo), e com câmeras escondidas, apresentam o que eles estão vivendo, ocasionando até mesmo situações inesperadas, como entrevistar mulheres nas ruas de Teerã, no Iran. Um ponto importante é que, graças a essa maneira que o programa é feito, tudo é mostrado de uma maneira bem única, com praticamente sem nenhuma parcialidade.

Com certeza vale a pena conferir, é incrível o choque cultural que esse programa apresenta. Essa é uma excelente oportunidade para mudarmos um pouco a visão que temos de países como Mianmar, Coréia do Norte, Irã e Iraque. Países tão polêmicos, e muitas vezes só temos uma visão negativa veiculada pelos meios de comunicação.

E então, ficou curioso? Vou colocar aqui os vídeos da viagem ao Irã, mas no youtube você encontrara outros, das aventuras desses jovens.






Nenhum comentário:

Postar um comentário