Banner

terça-feira, 8 de junho de 2010

Empreendedorismo Social


É muito comum ouvirmos falar sobre empreendedorismo e o quanto isso é importante para qualquer profissional hoje. Aqueles que apresentam perfil empreendedor com certeza conseguem mais destaque e mais chances de sucesso no mercado de trabalho.

Agora imagina se você tiver esse perfil e ele ainda tiver o lado social, esse será um diferencial maior ainda. É isso mesmo, ser um empreendedor social. Talvez isso ainda não seja muito conhecido, mas vamos entender um pouco o que é e como ele pode impactar de forma positiva a sociedade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para Dees, empreendedores sociais são os reformadores e revolucionários, mas com uma missão social. Eles realizam mudanças fundamentais na forma como as coisas são feitas no setor social. Suas visões são arrojadas. Eles atacam as causas básicas dos problemas, ao invés de apenas tratar os sintomas. Eles muitas vezes reduzem as necessidades ao invés de apenas identifica-las, buscam criar mudanças sistêmicas e melhorias saudáveis. Ainda que possam agir localmente, suas ações têm o potencial de estimular melhorias globais nas suas áreas escolhidas de atuação: educação, saúde, desenvolvimento econômico, meio ambiente, arte e cultura ou qualquer outro campo do setor social.

Diz-se que o empreendedor social não é aquele que dá o peixe, tão pouco ensina a pescar, mas sim aquele capaz de modificar ou criar um novo sistema de pesca. Ele aponta tendências e traz soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, ao enxergar um problema que ainda não é reconhecido pela sociedade e por vê-lo através de uma perspectiva diferente, consegue acelerar o processo de mudança e com isso inspira outros a se engajarem em torno de uma causa comum.

Um grande exemplo de empreendedor social é Muhammad Yunus (Chittagong, 28 de junho de 1940), um economista e banqueiro bengali.

Em 2006 foi laureado com o Nobel da Paz. É autor do livro Banker to the poor (O banqueiro dos pobres). Pretende acabar com a pobreza através do banco que fundou, do qual é presidente e o governo de Bangladesh é o principal acionista, o Grameen Bank, que oferece ativamente microcrédito para milhões de famílias. Yunus afirma que é impossível ter paz com pobreza.

Muhammad Yunus formou-se em Economia em Bangladesh, doutorou-se nos EUA e foi professor na Universidade de Dhaka. Em 1976, constatou as dificuldades de pessoas carentes em obter empréstimos na aldeia de Jobra, em um Bangladesh empobrecido e recém-separado do Paquistão. Por não poderem dar garantias, os bancos recusavam-lhes as pequenas quantias que permitiriam comprar materiais para trabalhar e vender, e os usurários taxavam os empréstimos com juros altos. Yunus acredita que todo ser humano possui instintos de sobrevivência e auto-preservação, uma prova disto são os milhões de pobres que existem no mundo, onde mesmo miseráveis, conseguem contornar ao máximo sua situação. Sendo assim, a forma mais efetiva de ajudar estas pessoas é incentivar o que elas já tem, seu instinto. Quando confere recursos para estas pessoas, por pouco que seja, consegue melhorar sua condição de vida utilizando-se do seu já senso de sobrevivência.

Muhammad Yunus criou então o Banco Grameen, que empresta sem garantias nem papéis, sendo, sobretudo, procurado por mulheres: elas são 97% dos 6,6 milhões de beneficiários. A taxa de recuperação é de 98,85%.

Muhammad Yunus é um visionário, inovador que deve servir de exemplo a todos nós. Ele mostra que é possível construir um mundo melhor, onde as pessoas tenham condições de viver de forma mais digna, por seu próprio trabalho, sem precisar de esmolas.


Um comentário:

  1. É muito importante a questão do empreendedorismo social e m São Paulo estamos estimulando e criando diversos trabalhos criativos vejam: http://associacaoguaianazes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir