Banner

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Escolhas


Todos os dias fazemos diversas escolhas, desde as mais simples como decidir que roupa usar, o que comer, até as mais complexas, como escolher uma profissão, um emprego, que projeto vamos desenvolver, que estratégias vamos adotar para contornar um problema. Enfim, a todo momento nos deparamos com uma encruzilhada e precisamos pensar e agir rápido, o tempo não espera para que pensemos no que vamos fazer. E então?

Existe um conto popular sueco muito antigo de uma moça chamada Ronia, que Jan Carlzon narra em seu livro; “A hora da verdade”.

Ronia gostava muito de um rapaz, porém, suas famílias eram inimigas mortais dificultando assim, qualquer possibilidade de uma relação harmônica entre ambos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pensem nisso!


Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo.

Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras de porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo a todos para se servirem. Quando todos os estudantes estavam de xícaras em punho, o professor disse:

terça-feira, 8 de junho de 2010

Não conta lá em casa

Será que a visão de que temos do mundo condiz com a realidade? Talvez o pouco que sabemos não retrate a verdadeira face de uma sociedade, de um país, muitas vezes as informações são manipuladas pelo interesse de uma minoria que detém o poder. Precisamos aprender a ter uma visão global e tentar compreender um pouco do que acontece em diferentes países, entender seu comportamento, seu modo de vida. Esse é um dos caminhos para a busca do entendimento entre os povos.

Você deve estar se perguntando por que estou falando tudo isso. Bom, vou explicar. Esse post é para compartilhar com você um programa que tive conhecimento recentemente, produzido pelo canal Multishow da Globo.

O programa se chama "Não conta lá em casa", e apresenta de maneira única países fechados e obscuros, que normalmente possuímos uma pré-opinião formada graças a mídia. Ele é feito por 4 turistas aventureiros, que entram no país como pessoas comuns (sem vistos de imprensa e coisas do tipo), e com câmeras escondidas, apresentam o que eles estão vivendo, ocasionando até mesmo situações inesperadas, como entrevistar mulheres nas ruas de Teerã, no Iran. Um ponto importante é que, graças a essa maneira que o programa é feito, tudo é mostrado de uma maneira bem única, com praticamente sem nenhuma parcialidade.

Empreendedorismo Social


É muito comum ouvirmos falar sobre empreendedorismo e o quanto isso é importante para qualquer profissional hoje. Aqueles que apresentam perfil empreendedor com certeza conseguem mais destaque e mais chances de sucesso no mercado de trabalho.

Agora imagina se você tiver esse perfil e ele ainda tiver o lado social, esse será um diferencial maior ainda. É isso mesmo, ser um empreendedor social. Talvez isso ainda não seja muito conhecido, mas vamos entender um pouco o que é e como ele pode impactar de forma positiva a sociedade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para Dees, empreendedores sociais são os reformadores e revolucionários, mas com uma missão social. Eles realizam mudanças fundamentais na forma como as coisas são feitas no setor social. Suas visões são arrojadas. Eles atacam as causas básicas dos problemas, ao invés de apenas tratar os sintomas. Eles muitas vezes reduzem as necessidades ao invés de apenas identifica-las, buscam criar mudanças sistêmicas e melhorias saudáveis. Ainda que possam agir localmente, suas ações têm o potencial de estimular melhorias globais nas suas áreas escolhidas de atuação: educação, saúde, desenvolvimento econômico, meio ambiente, arte e cultura ou qualquer outro campo do setor social.