Banner

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Administrar o Estresse


A constante busca pela realização dos objetivos profissionais e pessoais, o ritmo de vida acelerado que levamos, acaba nos exigindo um esforço extra para cumprimos nossa meta. Mas isso acaba nos colocando em conflitos gerando o estresse, que por si não damos conta de que ele realmente existe e que nos faz mal.

O estresse é o conjunto de sintomas emocionais ou físicos, podendo estar associado a uma doença ou síndrome.

Os sintomas do estresse emocional estão ligados ao desânimo, irritabilidade, falta de concentração, insônia, apatia ou até mesmo o isolamento. Já o estresse físico está relacionado ao cansaço, fadiga, dores pelo corpo, quedas de cabelo, palpitações, dentre outros. Não podemos deixar de citar que para algumas pessoas o estresse pode de transformar em doenças como derrames, infartos, úlceras gástricas ou ate mesmo síndrome do intestino irritável.

Saiba que o estresse levado para o trabalho pode causar baixa produtividade fazendo com que tenhamos um mal desempenho. E Como podemos administrar isso? O que fazer para conter o estresse no ambiente profissional?


Primeiramente deve-se estar bem consigo mesmo e focado na atividade que está sendo realizada, não dando brechas para as preocupações, pense somente no que está fazendo, e faça desse momento, um momento de prazer. Não se exija tanto, e não se deixe frustrar por não concluir o trabalho dentro do prazo, não meça sua capacidade e competência por isso, e lembre-se que todos têm um limite.
 
 
Devemos parar e refletir: Será que é impossível viver sem um carro do ano? Será que eu trabalho no que eu gosto? Será que estou onde deveria estar? Será que o mundo cruel no qual vivemos, está fazendo com que eu perca minha dignidade, minha auto-estima, minha índole, esta me fazendo bem?
 
 
Para combatermos esse mal, temos que ter o autoconhecimento, pois a partir do momento que você se conhece, acaba identificando o problema. Não deixe que o estresse afete seu convívio familiar e profissional.

O reconhecimento do stress é o primeiro passo para resolvê-lo.

Pois é, temos que pensar um pouco mais concorda? Não adianta ficarmos reclamando, que a nossa empresa, nosso patrão, minha esposa (o), meus filhos (a) não me enxergam, não me dão valor, se na verdade nem você mesmo se conhece, se da o devido valor para mostrar quem realmente você é!

Hoje em dia com o mercado altamente concorrido, temos que estar atentos a esses detalhes, para não sofrermos desse mal que é o estresse. Faça tudo que lhe dá prazer, faça exercícios físicos, tenha ao seu lado amigos queridos e o amor da família, viaje, passeie, ouça boa música, dance, corra na praia, ande de bicicleta, não leve trabalho para casa, aprenda a relaxar e tenha sempre em mente que “o mundo pode não mudar, mas você diante dele pode”.

Abaixo um vídeo com dicas para evitar o estresse no trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário