Banner

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Máquina que move o Mundo

Olá caro leitor,

Primeiramente, gostaria de agradecer aos amigos, criadores e mantenedores do Blog, pela oportunidade de compartilhar meus pensamentos, experiências e conhecimentos.
Seria suspeito imaginar que meu primeiro Post não fosse ligado a tal Máquina que move o Mundo, afinal, nada mais justo que envolver em minha primeira publicação o assunto que motivou minha primeira leitura, anos atrás. Aliás, esse interesse trouxe grandes desafios e conquistas a minha vida pessoal e profissional. Não é segredo que o interesse em trabalhar com automóveis foi o que me levou a estudar Engenharia, uma complexa mas apaixonante arte de pensar, desenvolver, executar, ou seja, criar. Mas deixemos de falar sobre minha paixão, passemos ao assunto principal deste Post.

A Máquina que move o Mundo

Em nosso mundo globalizado existe um setor da Econômia que move uma infinidadede de áreas de trabalho, desde Marketing, Administração, Recursos Humanos, Engenharia, Geração de Energia, Mineração, entre tantos outros setores da Econômia. Mas não é só a grandiosidade da Industria Automobilística em si que ajuda a mover o Mundo, e sim a importância que automóvel tem para o homem moderno.
Estimo que 90% da população economicamente ativa possua um automóvel, ou tenha o sonho de comprar seu próprio veículo. São pessoas das mais variadas classes sociais, atuantes nas mais diversas áreas da econômia, que trabalham para, dentre outros objetivos, comprar um carro.
Esse interesse por um automóvel pode surgir da simples necessidade de se deslocar de um ponto à outro, para trabalhar, compras, estudar, ou para uma viagem de lazer. Pode ainda surgir por causa da paixão pela velocidade, da sensação de liberdade, do prazer em guiar uma máquina tão sofisticada e ao mesmo tempo tão popular.
O automóvel também tem seu aspecto social, afinal, ter carro dá status.

O carro hoje é visto como objeto de moda, seguimos as tendências, trocamos de carro para ter um modelo atual, bonito e que chame atenção. Assim como fazemos com roupas, sapatos, celulares. Tudo bem, isso é consumismo, mas vivemos em um mundo consumista, e se isso for vivido de forma moderada não é ruim.
Hoje em dia as mulheres estão cada vez mais fortes no mercado de trabalho. Diversos setores da econômia trabalham para atender as necessiadades e anseios do sexo feminino, e a industria do automóvel não ficou para trás. Não há relatos de um modelo projetado exclusivamente para elas, mas os detalhes em novos projetos mostram que as montadoras estão cada vez mais preocupadas em oferecer o que este público valoriza.
Daquela máquina surgida no início do século pasado muita coisa mudou e ainda há muito para evoluir. Atualmente a grande preocupação da industria é relativa a criação de automóveis "limpos", ou seja, que não poluam o ambiente. Os veículos elétricos e híbridos (estes combinam motores elétricos e a combustão) já são realidade em alguns países, e já caminham para chegar ao mercado brasileiro. A grande questão no caso dos veículos elétricos é a geração da energia de forma eficiente e pouco agressiva ao meio ambiente. Mas este já é tema para um próximo Post.

Um comentário: