Banner

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Segredo do sucesso

Bem, 2010 já está se despedindo ... e como em todo final de ano, é hora de fazer um balanço de tudo que aconteceu no ano, e começar a traçar novas estratégias para o ano que irá começar. E como em todo inicio de ano, renovamos o entusiasmo, a esperança e a determinação de encarar novos desafios, recomeçar ...
Se o ano foi bom ou ótimo, vamos tentar fazer melhor ainda; ou se as coisas não saíram como desejávamos, que tal aprender com os erros e tentar novamente?

Todos nós buscamos o sucesso e a realização em quaisquer aspectos da vida (pessoal, profissional, afetivo), cabe a cada um descobrir qual é o caminho que levará a ele. E para seguir essa jornada, podemos aprender algumas lições com pessoas que buscaram o sucesso, lutaram incansavelmente para alcançá-lo e hoje são grandes exemplos. Hoje quero usar como exemplo o grande astro do basquete, Michael Jordan. Ele nos dá alguns segredos para alcançar o sucesso:

01. Assusma a respondabilidade
“Algumas pessoas querem que aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem acontecer.”

02. Tente
“Eu posso aceitar falhas, todo mundo falha em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar aquele que nem tenta.”

03. Falhe livremente
“Eu errei mais de 9.000 arremessos em minha carreira, eu perdi quase 300 jogos. 26 vezes, confiaram a mim a oportunidade de fazer o arremesso final para vencer o jogo e eu perdi. Eu falhei várias vezes em minha vida. E é por isso que eu tive sucesso.”

04. Comprometa-se

sábado, 18 de dezembro de 2010

Workaholics Y's


Geração Y, nascidos entre 1980 e 1990.... Alguns autores usam 1978 até meados dos anos 90...Essa geração, geralmente é classificada como um grupo homogênio, no sentido que, se você é um Y, teoricamente deve ter todas as características de um, assim como o horóscopo nos rotula quanto ao nosso signo. É uma marca, uma descrição para os nascidos dentro desse período.

Através do que se pode observar, é fácil perceber diferenças gritantes em Y’s. O que podemos dizer que é comum, é a habilidade e também um certo vício com a era digital, como o uso de computadores, celulares, internet e etc. Mas quanto ao comportamento, muita coisa muda de Y para Y, ainda mais quando falamos de comportamento profissional entre jovens e velhos Y’s. Quem já está beirando os 30 anos de idade, é bem diferente daqueles que ainda estão entre os 20 e 26 anos.

Os velhos Y’s ainda possuem uma característica muito forte que vem das gerações anteriores, os que eu conheço, não necessariamente buscam a satisfação no trabalho como uma máxima, e sim esquecem do mundo e somente trabalham... Os velhos Y’s são workholics, e os jovens estão mais para worklovers, os velhos vivem somente para a profissão e o trabalho e esquecem que ainda poderiam desfrutar de outros prazeres da vida, como viajar, namorar, dormir, sair com os amigos, entre outros. Alguns se fecham tanto para sociedade, que já nem conseguem arranjar alguém para namorar de tanto que trabalham, com uma vida social muito precária, chegam a esquecer de como é se sentar em uma mesa com amigos e conversar de vários outros assuntos que não sejam relacionados ao trabalho. Confesso que isso me incomoda, já que eu, um jovem Y entro em uma empresa em busca de satisfação, poder ter finais de semana e estar incluso na sociedade. E não viver como um empregado obstinado pelo trabalho.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Career Academy

A equipe do Ação Futuro tem a satisfação de trazer mais uma parceria ao blog, a Consultoria Loite. A Loite foi criada para equilibrar os processos de seleção, fazendo com que jovens de talento alcancem as posições que merecem, e que as empresas encontrem de fato os melhores candidatos aumentando sua capacidade de gerar riqueza para a nossa sociedade.

Nesse post queremos divulgar um programa da Loite, o Career Academy:






terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Movimento Natura - Programa Acolher

"Sentir o que o outro sente nos faz querer fazer diferente." (Cybele Amado)

Essa frase se aplica muito ao que vivemos durante esse ano, aos projetos que nos propomos a desenvolver com o principal objetivo de fazer diferente, fazer a diferença em nossas vidas e para a sociedade. E dentre esses projetos, destacamos o blog Ação Futuro, que no princípio não sabíamos muito bem onde nos levaria, se conseguiríamos atingir outras pessoas. E ficamos imensamente felizes ao ver que conseguimos levar um conteúdo rico, de qualidade para os internautas, além de aprendermos muito com isso também.

E sabendo da importância de nosso papel social, atendemos ao convite que nos foi feito, e temos a honra de divulgar um grande projeto da Natura: o Programa Acolher do Movimento Natura. Esse programa tem o objetivo de acolher histórias de envolvimento social de seus consultores, pessoas que acolhem sua comunidade por meio de ações sociais. O Programa quer conhecer essas histórias, compartilhar idéias, experiências e criar uma corrente de pessoas para que ajudem a desenvolver mais ações sociais. A Natura quer incentivar e apoiar os projetos que contribuem para um mundo melhor.

Ficou curioso para conhecer o Programa Acolher? As inscrições vão até o dia 31 de dezembro de 2010. Para saber mais, visitem o site http://www.movimentonatura.com.br, vale a pena conferir. Nesse site, além de informações sobre como participar do Programa Acolher, vocês já podem conferir muitas histórias emocionantes e esperamos que elas sirvam de inspiração, para que comecem já a pensar num ano novo com novos objetivos, novas perspectivas. E se por alguma razão você esteja reclamando de sua vida, talvez essa seja uma excelente oportunidade para começar a mudar, começar a analisar a vida sob um ângulo diferente, enxergar a vida além dos seus problemas. Aproveite essas lições de vida e comece a fazer a diferença na vida das pessoas e em sua vida.

Parabéns a Natura! Com essa bela iniciativa, mais uma vez mostrando que é uma empresa comprometida com a sociedade e na luta por um mundo melhor.



quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Influência do ambiente de trabalho


Muitas empresas acreditam que estimular o funcionário a trabalhar em um ambiente sob pressão é fundamental para torná-lo mais produtivo. Mas até que ponto essa pressão realmente gera resultados positivos? E quando esse ambiente ultrapassa alguns limites, transformando o ambiente de trabalho em um campo de guerra, onde o funcionário se vê numa situação de stress full time, isso ainda pode ser produtivo?

quando as falhas são motivo de longas discussões, em vários casos levando a ofensas pessoais, a situação se torna ainda mais grave. O funcionário vive tenso, fazendo tudo com medo de errar e consequentemente é o que acaba acontecendo. Isso gera um clima organizacional totalmente desmotivador, pois o trabalho acaba se tornando um sofrimento, motivo de desprazer, além de afetar a saúde e a vida pessoal.

por outro lado, quem não gosta de trabalhar em um ambiente agradável, mais leve? Um lugar onde você não precisa ter medo de errar, e mesmo quando erra, isso não é visto como uma razão para agressões, mas sim como uma oportunidade de melhorar, de aprender. Por que o local de trabalho nãopode ser agradável, onde você se sinta feliz e motivado e veja que seus colegas também se sintam assim?

Acredito que a maioria das pessoas gostaria de trabalhar em um lugar que ofereça qualidade de vida, um ambiente harmonioso, onde elas se sintam capazes de oferecer o seu melhor. Pessoas que se sentem felizes no seu ambiente de trabalho conseguem ser mais produtivas e até mais criativas. Estímulos positivos geram melhores resultados.

Não digo que não deve haver, metas, cobranças, mas sim, que deve haver um equilíbrio, bom senso. Se as pessoas passam a maior parte de seu tempo no ambiente de trabalho, o melhor é que esse ambiente seja mais leve, agradável, fraterno, estimulante. O local onde você se sinta motivado a acordar todo dia de manhã com disposição para criar, gerar novos resultados, e não um sacrifício diário.