Banner

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Influência do ambiente de trabalho


Muitas empresas acreditam que estimular o funcionário a trabalhar em um ambiente sob pressão é fundamental para torná-lo mais produtivo. Mas até que ponto essa pressão realmente gera resultados positivos? E quando esse ambiente ultrapassa alguns limites, transformando o ambiente de trabalho em um campo de guerra, onde o funcionário se vê numa situação de stress full time, isso ainda pode ser produtivo?

quando as falhas são motivo de longas discussões, em vários casos levando a ofensas pessoais, a situação se torna ainda mais grave. O funcionário vive tenso, fazendo tudo com medo de errar e consequentemente é o que acaba acontecendo. Isso gera um clima organizacional totalmente desmotivador, pois o trabalho acaba se tornando um sofrimento, motivo de desprazer, além de afetar a saúde e a vida pessoal.

por outro lado, quem não gosta de trabalhar em um ambiente agradável, mais leve? Um lugar onde você não precisa ter medo de errar, e mesmo quando erra, isso não é visto como uma razão para agressões, mas sim como uma oportunidade de melhorar, de aprender. Por que o local de trabalho nãopode ser agradável, onde você se sinta feliz e motivado e veja que seus colegas também se sintam assim?

Acredito que a maioria das pessoas gostaria de trabalhar em um lugar que ofereça qualidade de vida, um ambiente harmonioso, onde elas se sintam capazes de oferecer o seu melhor. Pessoas que se sentem felizes no seu ambiente de trabalho conseguem ser mais produtivas e até mais criativas. Estímulos positivos geram melhores resultados.

Não digo que não deve haver, metas, cobranças, mas sim, que deve haver um equilíbrio, bom senso. Se as pessoas passam a maior parte de seu tempo no ambiente de trabalho, o melhor é que esse ambiente seja mais leve, agradável, fraterno, estimulante. O local onde você se sinta motivado a acordar todo dia de manhã com disposição para criar, gerar novos resultados, e não um sacrifício diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário