Banner

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Análise SWOT Pessoal

Em Administração existe uma ferramenta muito utilizada para o planejamento estratégico de uma organização, conhecida como Análise SWOT ou FOFA (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, em português - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Por meio dela consegue-se identificar os fatores internos que influenciam a empresa que são os pontos fortes e fracos, bem como os fatores externos que são as oportunidades e ameaças que pode enfrentar no mercado em que atua. A partir dessas informações a organização tem melhores condições de se preparar e elaborar um bom planejamento estratégico para manter-se mais competitiva.

Mas e se pudéssemos aplicar essa ferramenta em nossa vida? Como seria se conseguíssemos fazer uma Análise SWOT Pessoal?

"NÃO EXISTE PRODUTO MADURO SEM OPORTUNIDADES, MAS GERENTES SEM IMAGINAÇÃO" (Philip Kotler)

Essa seria uma excelente forma de construir a sua visão, se conhecer melhor e assim poder desenvolver de forma mais eficiente o seu potencial. Aproveitando a frase de Philip Kotler, podemos pensar que não existe um profissional sem oportunidades, mas sim despreparado e sem uma clara visão de sua vida, que muitas vezes não sabem onde estão e muito menos onde querem chegar ou como querem estar daqui a algum tempo.

Claro, não é fácil determinar tudo isso, é preciso levar em consideração diversos fatores que nos influenciam, como as forças externas ou macro ambientais (econômicas, socioculturais, tecnológicas, mercadológicas) e num nível mais individual, as forças microambientais (formação, experiência, conhecimentos, capacidade de aprender, personalidade, aspectos financeiros). Como cada um tem sonhos, pensamentos diferentes, todos esses fatores causarão impactos distintos sobre cada pessoa.

Vamos entender cada um dos pontos de uma Análise SWOT:

Strengths/Forças:
Quais são as suas vantagens como profissional? O que o mercado, sua empresa e seus colegas percebem como sua maior força? Qual o seu grau de esclarecimento e informação sobre o mundo ao redor? O que você faz de melhor? Qual o seu diferencial dentre os seus concorrentes?

Weaknesses/Fraquezas:
O que você pode melhorar? Que tipo de tarefa/atribuições você ainda não faz satisfatoriamente? O que deve ser evitado? Existem queixas de seu superior direto?

Opportunities/Oportunidades:
Existe alguma tendência do mercado que pode ser vista como o "pulo do gato" para você? Existe alguma área na qual você nunca esteve antes, mas pode investir e prestar um bom serviço ou oferecer um bom trabalho? Quais as verdadeiras oportunidades à mostra no mercado de trabalho atual? Invista em seu networking.

Threats/Ameaças:
Que obstáculos você pode prever? O que os outros profissionais como você estão fazendo? Há mudanças das competências necessárias para sua área de atuação? Você passa por problemas financeiros, de desenvolvimento ou algum outro não identificado? Você sente que, de forma geral, os seus concorrentes estão se fortalecendo? Existem outros fatores que podem impedir o seu sucesso na carreira?

Agora que já conhecemos e entendemos essa ferramenta, vamos explorá-la ao máximo a nosso favor. Pense por alguns minutos e faça uma boa Análise SWOT de sua vida, você poderá perceber quantos benefícios trará para sua vida. A partir dela você terá mais condições de traçar um bom planejamento estratégico e definir com clareza onde quer chegar e o que precisa fazer para isso.

2 comentários: