Banner

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Qualidade de Vida no Trabalho


Segundo a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.

O propósito de Qualidade de Vida no Trabalho nada mais é que um programa para as empresas adquirirem o hábito de promover o bem estar e a saúde entre seus funcionários, fazendo com que eles tenham uma melhor forma de trabalhar, relacionar os funcionários com a empresa adquirindo uma forma de qualidade e produtividade para ambos. Não adianta sermos um robô no trabalho, isso fará com que o tempo, o dia a dia, faça com que sentimos um cansaço e um desgaste muito grande.

Para que isso aconteça, primeiramente temos que ter em mente que trabalho não é somente uma forma de ganhar dinheiro, temos que gostar do que fazemos, tem que ter em mente nossas obrigações e objetivos correspondendo com as expectativas da empresa. Um fator primordial é nós nos organizarmos logo pela manha, colocar no papel o que é melhor, fazer o que é mais importante para aquele dia ou aquele momento, para no final do dia parar e dizer “Nossa que dia tive hoje, consegui fazer com que rendesse”, pois você teve uma organização e uma disciplina para aquele dia.

Uma maneira de garantir uma melhor forma de Qualidade de Vida no Trabalho, também, é ser uma pessoa mais gentil, sorrir para seu colega de trabalho, e dizer um BOM DIA, um BOA TARDE, COMO VOCE ESTÁ?, essas frases são maneiras de demonstrar sua positividade diante de todos, mas não é somente o funcionário que deve fazer isso, e sim o Gerente, o Supervisor, enfim seu chefe, com isso todos terão resultados, os funcionários menos estresse e a empresa maior qualidade e produtividade, fora o bem estar e a motivação.

Para encerrar o tema fica uma dica as empresas: Valorize seus funcionários, dêem treinamentos, cursos e palestras, não somente para especialização deles e sim, temas como “Motivação no Trabalho”, “Sorrir Sempre”, “Clima Organizacional”. Dê um Feedback aos funcionários, mostre a eles que cada um tem seu potencial, que cada um tem o mérito de estar onde está, promova festas, eventos que envolvam funcionários, familiares e chefes, isso fará toda a diferença!
“Prazer é um objetivo de vida. É o que dá qualidade à vida”

Um comentário:

  1. Feedback continuo é a melhor maneira de dar respaldo no trabalho dos colegas, assim a forma e o ambiente de trabalho vão propiciar novas técnicas de motivação, e com isto os indicadores de qualidade irão alavancar os resultados, gerando um bem estar inigualável...

    ResponderExcluir