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quinta-feira, 20 de maio de 2010

Elevator Pitch


Você já pensou no que é possivel fazer em apenas um minuto?

Você seria capaz de convencer alguém a comprar um produto, fechar um negócio ou estabelecer um networking numa conversa de um minuto?

Isso parece impossível, não é?

Essa é a idéia do termo “Elevator Pitch” (elevator: elevador; pitch: abordagem de vendas). É isso mesmo, podemos entender esse termo como “Abordagem de vendas no elevador”. Parece estranho, mas ao final desse artigo você irá perceber como essa pode ser uma estratégia muito eficaz e que pode trazer resultados surpreendentes.

Um minuto é em média o tempo que você fica dentro do elevador, e isso representa o tempo que você tem para fazer uma abordagem. Essa estratégia não se aplica a venda de produtos ou serviços, mas sim a venda de uma idéia, de um negócio, ou a oportunidade de estabelecer um networking e assim abrir portas para um futuro emprego.

Ainda parece estranho?Pense bem, muitas vezes, um minuto é tudo que você tem para despertar o interesse de uma pessoa. Você pode ser apresentado a um empresário, e ter apenas esse tempo, e se você não souber aproveitar muito bem esses preciosos segundos, passará despercebido, não conseguirá agendar uma reunião ou nem menos deixar as portas abertas para futuros contatos, simplesmente cairá no esquecimento.

Comece a pensar sobre isso. Imagine situações que você deixou passar, pessoas que encontrou ocasionalmente num elevador, restaurante, estacionamento, etc. e você perdeu a oportunidade de estabelecer um networking. Talvez você não tenha nenhuma proposta de negócio, nem idéias para vender, mas você pode oferecer o seu trabalho. Tente elaborar uma abordagem: como você se venderia para um futuro empregador? Você tem apenas 1 minuto para mostrar a essa pessoa todas as suas qualidades e diferenciais. Você conseguiria despertar a interesse dessa pessoa nesse tempo? Se você tiver um discurso eficiente, com certeza conseguirá atrair a atenção para você.

Abaixo segue algumas dicas para preparar seu Elevator Pitch:

Mostre empolgação: Ninguém ficará impressionado com seu plano se você mesmo parece desanimado. Mostre que acredita e tem paixão pela idéia, evitando exageros teatrais.

Cuidado com o tempo: Se seu texto é muito longo, ou você “sai do roteiro” para entrar em detalhes, poderá ser interrompido e sua idéia não ficará completa. O texto deve ser simples e objetivo.

Não se esqueça de pedir: Você precisa de um investidor? De um emprego? De um parceiro de negócios? De uma referência? De tempo para uma apresentação detalhada? Deixe isso claro no final do discurso.

Aborde todos os pontos chave do negócio: É quase um plano de negócios resumido. Mostre que fez seu dever de casa falando brevemente sobre o produto, mercado potencial, modelo de receita, equipe e vantagens competitivas. Também é importante deixar claro como sua idéia resolverá uma necessidade ou problema dos outros.

Treine, treine, treine: Escreva sua abordagem, decore-a, e faça o discurso para amigos, familiares e outras pessoas de confiança. Eles lhe ajudarão a identificar erros no raciocínio e você se acostumará com o texto.

Crie frases chamativas, com cuidado: Dizer “nosso serviço vai mudar a forma das pessoas se comunicarem” pode ser interessante caso sua idéia realmente seja inovadora, mas dizer “vamos tirar as operadoras de telecomunicações do mercado” mostra falta de seriedade.

Um comentário:

  1. Ola André!

    obrigada! Que bom que gostou. Sua opinião é mto importante.
    Esse é um termo que conheci recentemente e achei mto útil e interessante. Espero que este post te ajude no seu trabalho.

    E continue acompanhando o blog, dando suas sugestões, opiniões e críticas.

    abraços!!!

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