Banner

sábado, 22 de maio de 2010

Informação, autoconhecimento e transparência. Você os têm ?


Existe tanta informação espalhada pelo mundo, que fica até impossível de mensurar; culturas diferentes, pessoas, tendências, valores, religiões. Uma novidade a cada segundo, teorias inovadoras e novos pesamentos. Sem dúvida, tem muita coisa acontecendo.

Mas e aí ? O que nós temos feito para entender sobre tudo isso, aprender novas coisas, sairmos um pouco do usual e olharmos para o diferente, o único, e as vezes o estranho. São tantos paradigmas que nos limitam e nos acompanham de um modo, que as vezes não somos capazes de enxergar a imensidão da humanidade e a riqueza de diversidade que existe.

Avaliando tudo isso, surgem as questões: Conhecemos o mundo, e podemos tomar decisões assertivas para o desenvolvimento do nosso futuro profissional ? Seria muita audácia dizer que sim com toda certeza… E qual a garantia dos jovens de gostarem daquilo que tanto querem, (àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar na área que almejam) e essa profissão, os farão felizes ? Será que não existe outro trabalho que poderíamos executar que nos traria maior realização ?

Podemos ter uma tendência para certas áreas, mas afirmar que foi para isso ou aquilo que nascemos envolve muito autoconhecimento, além de ser uma escolha bastante pessoal.

Cada indivíduo é especial, possui sentimentos e valores únicos. A diversidade faz as coisas bem mais interessantes, amplia os horizontes e nos faz enxergar além. Pessoas que possuem sempre a mesma linha de raciocínio e estilo que as demais, muitas vezes não se destacam, e perdem a individualidade, sendo apenas mais pessoas sem nenhuma identidade relevante no meio de tantas outras. Devemos procurar conhecer de tudo um pouco, provar novos sabores, experiementar novas sensações, discutir pensamentos e abrir a cabeça para compreendermos tudo isso.

Portanto, não minta, não finja e não tente ser quem você não é, isso pode trazer consequências muito sérias para o seu futuro. Seja sempre transparente, pois até a própria flexibilidade tem limites, e gostar de tudo nem sempre é a melhor alternativa para o sucesso. Pessoas que conhecem a si mesmas são mais seguras, tomam decisões mais concretas, e quando não sabem, procuram quem poderá ajudá-las, não prejudicando o resultado final da ação.

Seja humilde sempre, e lembre-se que, ninguém sabe tudo nesse mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário