Banner

quarta-feira, 5 de maio de 2010

S.O.S. Mata Atlântica

E aí pessoal, vocês ja ouviram falar da Fundação S.O.S. Mata Atlântica ? Sabem para que ela foi criada e quais são as suas funções ? Onde ela atua e o que faz ?
É uma ONG criada em 1986, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. Sua missão é defender o que resta da Mata Atlântica, conservando o patrimônio natural, histórico e cultural dessas regiões, valorizando a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e buscando um desenvolvimento sustentável.

A atuação da S.O.S Mata Atlântica é alertar, informar, educar, mobilizar e capacitar para o exercício da cidadania. Recebe financiamento de diversas e grandes empresas privadas nas mais diferentes áreas de atuação como bancos, indústrias automotivas, alimentícias, de produtos de higiene pessoal,e através de pessoas que se filiam à causa.

Xixi no Banho

Vocês já assitiram umas da maiores campanhas da Fundação S.O.S. Mata Atlântica ? A campanha que trouxe mais visibilidade e popularidade à ONG, que ficou conhecida não só no Brasil, mas também fora dele, e foi bastante comentada.

A campanha intitulada “Xixi no Banho” ficou disseminda através de um vídeo que representa pessoas de lugares e culturas diversificadas fazendo xixi no banho para economizar água. Mostra para ao público em geral de maneira mais descontraída, como um simples ato pode contribuir com a preservação do meio ambiente, ou seja economizando água.

Simplesmente um show de criatividade, que dá orgulho de ser brasileiro e saber que o nosso país se preocupa com causas ambientais e faz isso acontecer. Um vídeo muito bem produzido e original. Quando eu o vi, eu estava morando nos Estados Unidos, e foi por meio de um amigo americano que eu fiquei sabendo da campanha. Alguns americanos adoraram a idéia e a divulgaram por lá. A campanha e o vídeo também foram comentados em um jornal nos Estados Unidos, o Fox News (o jornalista se mostrou sarcástico sobre a campanha, para uma nação que não aceitou o Protocolo de Kyoto, imagina economizar água né...Mas isso não se aplica à todos americanos, opiniões diversas temos em todos os lugares, e sei de alguns brasileiros que também não gostaram da idéia...).

A proposta visa mobilizar as pessoas para a preservação do meio ambiente e mostrar que uma descarga evitada por dia, resulta na economia de 4.380 litros de água potável por ano.

De acordo com o diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, a Fundação quer chamar a atenção da sociedade de uma maneira mais simples e divertida, mostrando como pode ser fácil colaborar com a floresta mais ameaçada do País, a Mata Atlântica. “Em período de crise financeira, em que se ouve muito ‘não’ para tudo, este ano quisemos levar o ‘sim’ para o cotidiano das pessoas, incentivando que todos façam xixi no banho. O meio ambiente agradece a quantidade de água poupada em cada descarga, que chega a 12 litros. Uma descarga por dia corresponde a 4.380 litros de água por ano”, ressalta Mantovani.

Somente em São Paulo poderia ser economizado mais de 1.500 litros de água por segundo. Uma informação importante para aqueles que têm dúvida se é uma prática higiênica: o xixi é composto 95% de água e 5% de outras substâncias como uréia e sal.

Agora para quem ainda não os conhecem ou quer ver novamente, seguem os vídeos da campanha, e o notíciário exibido nos EUA.
Bom divertimento pessoal !
Visitem também o site: http://www.xixinobanho.org.br/



Obs.: Não é para tomar banho toda a vez que tiver vontade de fazer xixi, e sim, se der vontade minutos antes do banho, ou durante, ja faça e economize. ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário