Banner

sábado, 1 de maio de 2010

Seu novo emprego está no Twitter

Hoje, 1º de maio é comemorado o dia do trabalhador. Uma data que merece ser lembrada e comemorada, principalmente diante de tantas dificuldades enfrentadas diariamente.

Hoje trazemos um convidado especial, que trouxe um artigo que mostra uma nova forma de buscar trabalho. A tecnologia está transformando até o modo como as pessoas buscam novas oportunidades e a internet vem com tudo nessa nova onda. Hoje os profissionais buscam cada vez mais oportunidades de trabalho nas mídias sociais e essa tendência tende a ganhar cada vez mais espaço.

Desejamos a todos Feliz dia do Trabalho e muito sucesso!!!!!!!!!!!!!!!



Seu novo emprego está no Twitter

Por André Luís Francisco - Analista de Sistemas

Já criou seu perfil no Twitter, a rede social mais utilizada do momento? Se ainda não fez, pode estar perdendo boas oportunidades de emprego, seja CLT, estágio, trainee ou freeelancer.

O Twitter é um canal direto de interação com o candidato, e para muitos a porta de entrada para um processo seletivo.

Perfil para seguir

Além do tradicional networking com os amigos da faculdade, você encontra centenas de empresas que utilizam a ferramenta para divulgar oportunidades e receber em tempo real a respostas dos usuários, principalmente com foco no público jovem, como é o caso da operadora de celular Tim, que além das promoções e serviços, também divulga vagas de emprego e estágio para seus seguidores no perfil @timtimportimtim. Outros perfis para seguir, se o seu objetivo é um emprego são: @rhig, @curriculum, @vagas, @tramposfreelas, @estagios, @trabalhandobr, onlineconcursos e @link_zero.

Busca

Você pode somente seguir determinados perfis no Twitter, ou realizar buscas por vagas e termos específicos atavés do site http://search.twitter.com.

Outra opção para encontrar vagas pelo Twitter é trackeando o termo "vagas", por exemplo. Como fazer isso? Simples: basta enviar o texto "track vagas", como se fosse uma atualização normal. Fazendo isso, se você usar o Twitter através de Messenger, todas as mensagens que tenham esse termo serão enviadas para você.

Reputação online

Profissionais de RH que adotaram a web como ferramenta de trabalho, vasculham a rede diariamente em busca de futuros candidatos com o perfil desejado, nesses casos, usuários que às vezes nem sabem que estão sendo monitorados pelas suas qualidades acabam sendo ''descobertos'' por seguirem as pessoas certas.

Por isso, cuidado com o que posta no Twitter, você pode se vender ou se queimar. Assim como a maneira de se vestir ou se comportar pode fechar portas, um perfil com erros de português ou fotos bizarras também podem eliminar suas chances.

Links úteis

O http://grouptweet.com filtra tudo que você twitta. Com esse aplicativo, você decide quem pode e quem não pode ler o que você está prestes a twittar, caso não tenha criado dois perfis (profissional e pessoal).

O Yoono, extensão para browser Firefox, junta toda sua comunicação num espaço só (MSN, Gtalk, Facebook, além do Twitter, é claro).

O http://hootsuite.com é um medidor de popularidade. Com ele, dá para gerar gráficos sobre o que falam de você, organizar as pessoas que você segue por assunto e medir como anda a sua audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário