Banner

domingo, 9 de maio de 2010

Pensando fora da caixa




Essa expressão ganhou reconhecimento por força de pesquisas sobre o comportamento humano, desenvolvidas por psicólogos. Eles queriam entender porque, nós humanos, acabamos seguindo um padrão dominante que é imposto (muitas vezes por nós mesmos) e que nos impede de encontrar soluções mais criativas. Eles descobriram que se você conseguir sair da caixa, os problemas se tornam mais fáceis de resolver e constataram que pessoas que tomam iniciativa de não se limitar, levam vantagens como solucionadores de problemas, como estrategistas.

Se você nunca ouviu essa expressão, comece a pensar um pouco sobre isso. Tome como um convite para ser criativo, uma recomendação para não se limitar, conseguir ter uma visão horizontal, uma visão além do que está a sua volta e começar a buscar soluções diferentes.

Muitas vezes somos teimosos e continuamos insistindo em coisas que vemos que não estão dando certo, mas não queremos dar o braço a torcer.

. Por que, muitas vezes, é tão difícil pensar diferente, inovar?

. O que nos impede de transformar novas idéias em realizações?

. Quais são os fatores que atrapalham e os que ajudam a inovação ?

Talvez não seja tão difícil assim inovar. Acho que o mais difícil mesmo é conseguirmos mudar nossos hábitos. Ficamos tão acostumados a fazer sempre as mesmas coisas, seguir regras, padrões e acabamos nos tornando reféns desses hábitos. Então começamos a criar barreiras para o diferente, para o novo.

Pensar fora da caixa é um exercício que exige muita persistência. Albert Einstein dizia que para bem enunciar um problema é necessário fazer novas perguntas, explorar novas possibilidades, analisar velhos problemas sob novos ângulos. Então, não espere mais, pense diferente, busque novas soluções, comece a ver cada situação de forma mais ampla, explore novas possibilidades. Se conseguir agir dessa forma, com certeza tudo se tornará mais claro e novas idéias passaram a fazer parte de sua vida e com certeza um novo mundo de oportunidades irá surgir.






Nenhum comentário:

Postar um comentário