Banner

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Quando mudar a estratégia ?

Algumas vezes eu me pergunto, até quando insistir nisso ? Será que vai me dar algum resultado ? E se eu nadar e nadar e morrer na praia ? E o tempo.. continua passando…

Manter uma estratégia a médio e longo prazo, onde os resultados demoram algum tempo para aparecer é uma questão que envolve muita vontade, garra e determinação. Pergunte-se várias vezes se é isso mesmo que deseja, e se a resposta for sim. Lute !

Uma vez participei de uma dinâmica de grupo, e havia uma pergunta na parte da apresentação pessoal que era assim “Qual o seu filme favorito? Por quê ?” e um candidato respondeu “Meu filme favorito é 300, porque assim como o filme, a vida é uma batalha todos os dias” e todos os outros candidatos riram com a comparação que ele fez, muito bem colocada por sinal. 300 passa a imagem da liberdade dos gregos antigos e de como era importante a união e a garra, para que um pequeno exército de 300 homens pudesse enfrentar dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa. O filme é inteiramente baseado em uma estratégia para ganhar, que deu certo por um tempo, mas em determinado momento da batalha, eles começam a perder mas não desistem, e morrem com toda honra e dignidade de uma equipe guerreira e unida. Assim como o filme, algumas estratégias podem não dar certo, parecem funcionar por algum tempo, mas não apresentam o resultado de vitória no final. As adversidades da vida são constantes, e muitas vezes não há como saber saber qual é a decisão mais correta, ainda mais em tempos de crise, onde as alternativas se esgotam e o risco toma maiores proporções.

Reflita, leia e pergunte, mostre a sua estratégia para as pessoas que acreditam em você, elas podem te ajudar a continuar, te dar força e incentivo. Tenha sempre segurança disso, e se for preciso mudar, mude, levante-se e faça diferente, com confiança e muita atenção.

Tome cuidado para não mudar de estratégia toda hora, pois para que ela funcione, precisa ter bases sólidas, requer maturidade, autoconhecimento e confiança, se você acredita que vai fazer a diferença, ouse e arrisque-se. As pessoas que arriscam mais, podem quebrar mais a cara, mas quando elas acertam…humm…passam na frente de todas aquelas que nunca correram risco nenhum e sempre foram conservadoras em suas ações, tiveram poucas frustrações na vida, mas em contrapartida, nunca atingiram resultados de destaque.

Nãos, já temos desde quando nascemos e como diz um amigo próximo “O Não já está garantido, vamos lá e transformá-lo em SIM !!!” O não é a única certeza que temos, e o sim, temos que batalhar para conseguir. A disputa é acirrada, e muitas vezes desleal, e quem tem estratégia, sabe mais, tem mais preparo e contatos, faz a diferença na hora do resultado.

Seja qual for a sua estratégia de vida e carreira, nunca desista, faça mudanças e adaptações, trace novos caminhos, mas jamais jogue tudo para o alto, isso não resolverá nada, e saber lídar com as frustações é mais um dos requisitos mandatórios para ter uma vida saudável e bem sucedida.

“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém.” (Alvin Toffler)

Nenhum comentário:

Postar um comentário