Banner

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Quem sou eu ?


Você sabe quem realmente é?

Hoje em dia as pessoas apresentam uma contanste mudança de comportamento e diversas formas de como ver as coisas no mundo, embora cada pessoa tenha sua personalidade, muitas pessoas têm varias coisas em comum, tais como o temperamento, o modo de pensar, de agir, de atuar; o comportamento, enfim, basta saber adquirir um desenvolvimento pessoal para que essa igualdade, essas diferenças ou essas ações de uns aos outros, não atrapalhem na formação e crescimento pessoal.

Descobrir ou saber reconhecer o seu tipo de personalidade é um grande passo para você automaticamente saber lidar com diversas situações no relacionamento com as pessoas, e consequentemente uma grande ajuda para saber identificar qual carreira seguir.

Mas o que é Personalidade?

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.

Segundo o Indicador Myers Brigs existem quatro tipos de Personalidade, sendo elas:

  • Tipos de Personalidade: Extrovertidos ou Introvertidos

  • Tipos de Personalidade: Sensoriais ou Intuitivos

  • Tipos de Personalidade: Pensadores ou Sentimentais

  • Tipos de Personalidade: Julgadores ou Perceptivos

Todos os tipos de personalidades que existem são importantes, não há melhores ou piores, mais inteligentes ou menos inteligentes, positivos ou negativos. Todas têm o lado a trabalhar e ser trabalhado. No mundo dos negócios, gerentes usam da personalidade de cada funcionário para melhor conhecê-los, e assim motivá-los com palavras e ações. Pois em algumas equipes de trabalho, onde existem personalidades distintas, porém não opostas,  tem-se um maior desenvolvimento, pois os integrantes do time sabem lidar uns com os outros, obtendo assim uma comunicação mais efetiva, uma produção mais qualificada  e consequentemente um melhor resultado.

Não podemos deixar de falar dos testes de personalidade que são aplicados por psicólogos, terapeutas, orientadores e recrutadores nos grandes processos seletivos, testes esses que facilitam na escolha do profissional para a respectiva vaga em questão.

"Quando pudermos alterar quimicamente todos os traços indesejáveis da nossa personalidade, provavelmente perderemos a variedade que é o tempero da vida." (Lauren Slater)

Abaixo um vídeo sobre personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário