Banner

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Let's do it!!!

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade"
(Daisaku Ikeda)

Você dúvida?

Pois veja esse exemplo fantástico ocorrido na Estônia. Uma idéia numa conversa de amigos tomou uma proporção gigantesca e conseguiu mobilizar um país inteiro em prol de um mesmo objetivo e originou o movimento “Let’s do it” (Vamos fazer) que já se espalha por outros países.

No dia 03 de Maio de 2008, 50.000 voluntários limparam mais de 10 mil toneladas de lixo, deixando a Estónia totalmente limpa!!!

Isso parece impossível, não é? Muitas vezes deixamos de tomar alguma iniciativa, ou ajudar alguém, porque achamos que uma atitude isolada não irá resolver nada. Mas se levarmos essas simples atitudes para um ambiente macro e começarmos a pensar no pouquinho que cada um pode fazer, com certeza o resultado será surpreendente.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Invisibilidade Social

'O homem torna-se tudo ou nada, conforme a educação que recebe'

Psicólogo varreu as ruas da USP para concluir sua tese de mestrado da'invisibilidade pública'. Ele comprovou que, em geral, as pessoasenxergam apenas a função social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira mera sombra social.

'Fingi ser gari por 8 anos e vivi como um ser invisível' (Fernando Braga da Costa)
Plínio Delphino, Diário de São Paulo.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Quando mudar a estratégia ?

Algumas vezes eu me pergunto, até quando insistir nisso ? Será que vai me dar algum resultado ? E se eu nadar e nadar e morrer na praia ? E o tempo.. continua passando…

Manter uma estratégia a médio e longo prazo, onde os resultados demoram algum tempo para aparecer é uma questão que envolve muita vontade, garra e determinação. Pergunte-se várias vezes se é isso mesmo que deseja, e se a resposta for sim. Lute !

Uma vez participei de uma dinâmica de grupo, e havia uma pergunta na parte da apresentação pessoal que era assim “Qual o seu filme favorito? Por quê ?” e um candidato respondeu “Meu filme favorito é 300, porque assim como o filme, a vida é uma batalha todos os dias” e todos os outros candidatos riram com a comparação que ele fez, muito bem colocada por sinal. 300 passa a imagem da liberdade dos gregos antigos e de como era importante a união e a garra, para que um pequeno exército de 300 homens pudesse enfrentar dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa. O filme é inteiramente baseado em uma estratégia para ganhar, que deu certo por um tempo, mas em determinado momento da batalha, eles começam a perder mas não desistem, e morrem com toda honra e dignidade de uma equipe guerreira e unida. Assim como o filme, algumas estratégias podem não dar certo, parecem funcionar por algum tempo, mas não apresentam o resultado de vitória no final. As adversidades da vida são constantes, e muitas vezes não há como saber saber qual é a decisão mais correta, ainda mais em tempos de crise, onde as alternativas se esgotam e o risco toma maiores proporções.

terça-feira, 25 de maio de 2010

O genial Steve Jobs


Eleito um dos lideres mais admirados pelos jovens brasileiros segundo pesquisa da Cia de Talentos e uma das personalidades mais influentes do mundo pela TIME, Steve Jobs, um homem genial e também muito conhecido por sua personalidade forte e suas explosões de raiva e demissões inesperadas.

Mesmo assim ele é considerado um exemplo de liderança, pois consegue inspirar muitos dos seus funcionários a fazer o melhor e por ter uma visão prática e inovadora, e também é considerado um motivador nato e um excelente palestrante e tem suas palestras voltadas para a emoção do que para a lógica.

Um pouco da história ...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Wear Sunscreen (Use Filtro Solar)

Hoje vou mostrar para vocês um vídeo clássico com mais de 10 anos de existência, e que alguns ja conhecem. E um daqueles vídeos que sempre são mostrados em treinamentos, palestras de motivação, ou quando o chefe chega inspirado na segunda-feira, chama a equipe e mostra o vídeo pra todo mundo render bastante durante a semana..rs (foi o meu caso).

Wear Sunscreen (em português Use filtro solar) é o nome comum de uma obra chamada "Advice, like youth, probably just wasted on the young" escrita por Mary Schmich e publicada no Chicago Tribune como uma coluna em 1997.

A forma mais conhecida da obra é uma música gravada em 1999 por Baz Luhrmann. No mesmo ano a agência de publicidade DDB produziu um vídeo com o single, que foi dirigido por Bill Barminski. O vídeo foi ao ar em quase todo os Estados Unidos, inclusive nos programas The Tonight Show, The Today Show e The View como no VH1 e na MTV. Também foi exibido no Reino Unido, Austrália e Japão.

A obra também foi ao ar na Alemanha e foi seguido pela versão alemã com o título "Sonnencreme". A versão alemã é narrada pelo ator alemão Dieter Brandecker. Também existe uma versão brasileira narrada em português por Pedro Bial e uma versão sueca narrada por Rikard Wolff.

Faz alguns anos que eu conheço esse vídeo, desde a primeira vez que eu o vi (que não foi no trabalho), gostei demais, é bastante motivador, e mostra valores que muitas vezes esquecemos na correria do dia-a-dia, a importância das coisas simples, e como é bom estar perto da família e de quem amamos. Um vídeo emocionante, com imagens muito bem produzidas, e com uma trilha sonora extremamente envolvente.

Para quem já o conhece, é sempre bom revê-lo, é para quem ainda não o viu: Senhoras e senhores usem filtro solar e vejam o vídeo. =)


sábado, 22 de maio de 2010

Informação, autoconhecimento e transparência. Você os têm ?


Existe tanta informação espalhada pelo mundo, que fica até impossível de mensurar; culturas diferentes, pessoas, tendências, valores, religiões. Uma novidade a cada segundo, teorias inovadoras e novos pesamentos. Sem dúvida, tem muita coisa acontecendo.

Mas e aí ? O que nós temos feito para entender sobre tudo isso, aprender novas coisas, sairmos um pouco do usual e olharmos para o diferente, o único, e as vezes o estranho. São tantos paradigmas que nos limitam e nos acompanham de um modo, que as vezes não somos capazes de enxergar a imensidão da humanidade e a riqueza de diversidade que existe.

Avaliando tudo isso, surgem as questões: Conhecemos o mundo, e podemos tomar decisões assertivas para o desenvolvimento do nosso futuro profissional ? Seria muita audácia dizer que sim com toda certeza… E qual a garantia dos jovens de gostarem daquilo que tanto querem, (àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar na área que almejam) e essa profissão, os farão felizes ? Será que não existe outro trabalho que poderíamos executar que nos traria maior realização ?

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gestão do Tempo


Todos possuem a mesma quantidade de tempo diária: 24horas. Algumas pessoas usam estas horas para fazer coisas úteis, outras já não, acabam tendo uma dificuldade em conseguir administrar esse tempo. Período que pode ser usado tanto na vida profissional como pessoal (doméstica).

Primeiro passo para administrar o seu tempo no trabalho é: planeje-o antes de começar a trabalhar, isso te dára uma excelente sensação de estar com as coisas controladas, faça uma lista de tarefas do dia, seria ideal se essa lista fosse feita no final do dia anterior, com a indicação da importância.

No dia seguinte, comece logo a trabalhar sem interrupções na tarefa mais importante e vá seguindo para as tarefas menos importantes. Se não conseguir fazer tudo durante o dia, pelo menos sabe que fez as tarefas mais relevantes. Uma forma de conseguir ganhar tempo é primeiramente saber se organizar, separe todos os papéis, documentos, relatórios, memorandos enfim; coloque-os em pastas em ordem de datas, nomes, meses, enfim, como achar melhor.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Elevator Pitch


Você já pensou no que é possivel fazer em apenas um minuto?

Você seria capaz de convencer alguém a comprar um produto, fechar um negócio ou estabelecer um networking numa conversa de um minuto?

Isso parece impossível, não é?

Essa é a idéia do termo “Elevator Pitch” (elevator: elevador; pitch: abordagem de vendas). É isso mesmo, podemos entender esse termo como “Abordagem de vendas no elevador”. Parece estranho, mas ao final desse artigo você irá perceber como essa pode ser uma estratégia muito eficaz e que pode trazer resultados surpreendentes.

Um minuto é em média o tempo que você fica dentro do elevador, e isso representa o tempo que você tem para fazer uma abordagem. Essa estratégia não se aplica a venda de produtos ou serviços, mas sim a venda de uma idéia, de um negócio, ou a oportunidade de estabelecer um networking e assim abrir portas para um futuro emprego.

Ainda parece estranho?

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Comunicação

Com uma abordagem bastante ampla, a comunicação faz total diferença na vida das pessoas, e é quase impossível imaginar a amplitude dessa palavra, todas suas vertentes e tendências. A comunicação está presente em tudo, é um dom, onde alguns nasceram para isso, e não se imaginam viver sem comunicar-se, e outros, já não tão evoluídos, mas a utilizam de alguma forma.

Os livros, as revistas, mídias diversas, internet, pessoas, etc, a comunicação de alguma forma nos atinge 24 horas por dia, 7 dias por semana... E qual diferencial para que possamos lembrar de algo que nos foi falado ou apresentado ? Sendo que ela está por aí, pulverizada pelo ar. Temos que utilizá-la de forma criativia e ousada, para obtermos maior destaque e visibilidade, utilizando todos os meios de comunicação ao nosso favor para atingirmos públicos variados.

Criatividade, inovação, ousadia e originalidade são algumas palavras que caminham juntos com a comunicação, porque sem elas, seu trabalho pode ser nulo, pois você não conseguirá atingir o público que deseja. Seja na vida pessoal ou profissional, inove sempre e use as formas de comunicação sempre ao seu favor, seja original, e as vezes, abuse, chame atenção e consiga destaque frente aos concorrentes, já que hoje, quem não tem um diferencial, não passa de mais um no meio de tantos outros comuns...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Quem sou eu ?


Você sabe quem realmente é?

Hoje em dia as pessoas apresentam uma contanste mudança de comportamento e diversas formas de como ver as coisas no mundo, embora cada pessoa tenha sua personalidade, muitas pessoas têm varias coisas em comum, tais como o temperamento, o modo de pensar, de agir, de atuar; o comportamento, enfim, basta saber adquirir um desenvolvimento pessoal para que essa igualdade, essas diferenças ou essas ações de uns aos outros, não atrapalhem na formação e crescimento pessoal.

Descobrir ou saber reconhecer o seu tipo de personalidade é um grande passo para você automaticamente saber lidar com diversas situações no relacionamento com as pessoas, e consequentemente uma grande ajuda para saber identificar qual carreira seguir.

Mas o que é Personalidade?

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Parcerias Ação Futuro: Portal Trainee e Top Talent



É com muito prazer que anunciamos duas parcerias de muito sucesso !

Ação Futuro e Portal Trainee, um dos maiores portais sobre tudo o que acontece no universo “Trainee”, lá vocês podem encontrar simulados de testes on line, artigos, notícias, além da relação dos processos de trainee que estão em andamento e muito mais. Para o Ação Futuro isso significa uma imensa satisfação em fazer parte de um site que possui essa visibilidade e contribui muito para os aspirantes a trainee que precisam de informações e dicas para conseguirem a tão sonhada posição !!!

Ação Futuro e Top Talent, acreditar que a geração da informação pode ir além e através da escrita ter maior visbilidade no mercado empresarial, isso é o que o Top Talent acredita, é um site que pertence ao grupo foco, uma das maiores consultorias de recursos humanos do Brasil. Um site voltado para que as pessoas escrevam nele e mostrem suas idéias, e sejam vistos pelo mundo, onde acredita-se que o currículo será cada dia mais substituído pelo blog.

Isso para nós, do Ação Futuro, significa um projeto que vem dando certo, uma vez que conseguimos visibilidade e exposição dentro de outros sites que discutem assuntos em comum. Temos muito ainda para crescer, e precisamos de vocês, nosso seguidores e leitores para nos acompanharem e continuar fazendo com que o blog seja cada mais visto e nosso conteúdo espalhado pela rede.

Obrigado à todos! Essa conquista também é de vocês !

À Equipe.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Falta empatia no mundo empresarial


Foi feita uma pesquisa e foi apontada que no Brasil falta empatia no mundo empresarial, pensando nisso o especialista e consultor em Competência Emocional e Qualidade de Vida no Trabalho Minoru Ueda desenvolveu uma pesquisa inédita. Para ele existem cinco competências emocionais que são necessárias para que se tenha um bom relacionamento interpessoal no meio empresarial: Empatia, Autocontrole, Automotivação, Autoconhecimento e Habilidades Sociais.

Segundo a pesquisa de Ueda, uma organização cujos empregados dominam as cinco competências apresentam uma significativa melhoria no rendimento.

A pesquisa, realizada principalmente com secretárias que atuam em empresas privadas e públicas, apontou que autoconhecimento e autocontrole têm um bom índice de ocorrência (25% e 24% respectivamente). Já empatia não é tão freqüente, representando apenas 14%. Mesmo com a baixa incidência, Minoru explica que é importante que os empregados a tenham, principalmente pelo fato das empresas atualmente sofrerem grandes mudanças que afetam a vida de seus funcionários.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A importância da família na formação do profissional


Como o berço faz total diferença no sucesso de algumas pessoas, eu digo isso porque as pessoas que vem de famílias de classe alta, onde há profissionais com um networking bastante amplo, continuam a linhagem e se destacam no mercado com mais facilidade, o que não acontece muitas vezes com pessoas de famílias mais humildes.

Muitos jovens, já nasceram com um roteiro desenhado pelos pais, e o mínimo que eles fizeram foi seguir os passos do script, que já estava pronto, e consequentemente se tornaram mais competitivos, como: “O que eu devo fazer agora papai, ir morar na França e fazer faculdade por lá, ou então continuar no Brasil e estudar na mais-cara-ou-melhor-faculdade e ficar perto dos meus amigos brasileiros ?” Detalhe, já estava tudo pago, mesmo antes de nascerem…

Infelizmente o mercado de trabalho não é nenhuma obra social ou instuição de caridade, e quer sim os melhores profissionais. Porém, um indivíduo que teve tudo nas mãos, prontinho, antes mesmo de ser gerado, não pode ser comparado a um pobre de família humilde do interior, que se esforçou para conseguir uma vaga em uma universidade pública, ou uma bolsa de estudos por desempenho em uma instituição privada. E na maioria das vezes, precisam trabalhar durante todo o período do curso, para ter condições de se manter e/ou ajudar a família finaceiramente.

domingo, 9 de maio de 2010

Pensando fora da caixa




Essa expressão ganhou reconhecimento por força de pesquisas sobre o comportamento humano, desenvolvidas por psicólogos. Eles queriam entender porque, nós humanos, acabamos seguindo um padrão dominante que é imposto (muitas vezes por nós mesmos) e que nos impede de encontrar soluções mais criativas. Eles descobriram que se você conseguir sair da caixa, os problemas se tornam mais fáceis de resolver e constataram que pessoas que tomam iniciativa de não se limitar, levam vantagens como solucionadores de problemas, como estrategistas.

Se você nunca ouviu essa expressão, comece a pensar um pouco sobre isso. Tome como um convite para ser criativo, uma recomendação para não se limitar, conseguir ter uma visão horizontal, uma visão além do que está a sua volta e começar a buscar soluções diferentes.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pessimismo


O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracteriza por se ver as coisas sempre pelo lado ruim, ou seja, faz com que as pessoas pessimistas encarem tudo na vida pelo lado negativo, esperando-se de tudo o pior.

Estudo comprova que a pessoa pessimista tem mais chance de doenças cardíacas, estresse, baixa auto estima, sistema imunológico debilitado e também a depressão. Recentemente um estudo publicado por pesquisadores da conceituada Clínica Mayo, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas otimistas têm em geral maior tempo de vida do que as pessimista e esta diferença, em alguns casos, pode chegar até 12 anos.

Então se você é uma pessoa que não acredita em si mesmo, que não consegue acreditar no seu sucesso e ver o seu potencial, CUIDADO, isso pode te prejudicar tanto pessoalmente quanto profissionalmente, pois contribuirá para o não atingimento de suas metas e e a perca de grandes momentos e oportunidades na vida. Se observarmos o pessimista reclama de tudo, de qualquer coisa, mesmo sem motivo. Neste caso, o maior prejudicado é a própria pessoa, já que todo mundo tende a se afastar dela, pois todos querem sempre estar ao lado de pessoas otimistas.

Segundo Gisela Kassoy, consultora do Empregos.com.br especialista em Criatividade e Administração de Mudanças, diz que o ideal é que as pessoas pessimistas sempre procurem cercar-se de pessoas otimistas, uma vez que otimismo e pessimismo são contagiosos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

S.O.S. Mata Atlântica

E aí pessoal, vocês ja ouviram falar da Fundação S.O.S. Mata Atlântica ? Sabem para que ela foi criada e quais são as suas funções ? Onde ela atua e o que faz ?
É uma ONG criada em 1986, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. Sua missão é defender o que resta da Mata Atlântica, conservando o patrimônio natural, histórico e cultural dessas regiões, valorizando a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e buscando um desenvolvimento sustentável.

A atuação da S.O.S Mata Atlântica é alertar, informar, educar, mobilizar e capacitar para o exercício da cidadania. Recebe financiamento de diversas e grandes empresas privadas nas mais diferentes áreas de atuação como bancos, indústrias automotivas, alimentícias, de produtos de higiene pessoal,e através de pessoas que se filiam à causa.

Xixi no Banho

Vocês já assitiram umas da maiores campanhas da Fundação S.O.S. Mata Atlântica ? A campanha que trouxe mais visibilidade e popularidade à ONG, que ficou conhecida não só no Brasil, mas também fora dele, e foi bastante comentada.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Já pensou em ser empreendedor?


Quem nunca sonhou no trabalho dos sonhos? Aquele onde você se sente feliz, que lhe traga satisfação, e ainda tivesse uma excelente remuneração... É parece mesmo utopia, mas para algumas pessoas isso se tornou realidade. Pessoas que foram ousadas, e queriam ir além do comum, do tradicional, não queriam só conseguir um emprego e ganhar dinheiro, elas sempre foram muito além disso. Elas queriam construir uma história de sucesso, tornarem-se seus próprios patrões. São os tão conhecidos empreendedores.

Existe alguma formula mágica para obter sucesso no mundo dos negócios?

Certamente que não. Ser um empreendedor de sucesso depende de vários fatores, muito trabalho e da vontade de fazer acontecer, que aliados poderão contribuir ou não para o sucesso do negócio. Quanto as características pessoais, o Sebrae destaca alguns pontos que considera essenciais para um bom empreendedor:

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Motivação


A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de cada um. Motivação é quando se tem um motivo para agir, significa ter um desejo por trás de suas ações, ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir sua meta.

Hoje em dia em qualquer área profissional, é fácil vermos pessoas que se destacam mais, é claro observarmos que umas façam o serviço melhor do que a outra; Mas isso é porque ela é melhor do que a outra? Não, com certeza ela faz sua parte melhor do que a outra, porque existe nela algo que falta em muitas pessoas, a MOTIVAÇÃO. Pessoas motivadas tendem a trabalhar melhor do que as outras, elas tem mais perseverança, dedicação, controle emocional e isso faz com que seu trabalho seja melhor e mais prazeroso. Fica claro que em pessoas motivadas há toda uma questão de sentimento e de fatores emocionais que fazem com que o seu esforço reforce a persistência e o entusiasmo delas a passarem pelos contratempos, pelos obstáculos do dia a dia de suas vidas.

sábado, 1 de maio de 2010

Seu novo emprego está no Twitter

Hoje, 1º de maio é comemorado o dia do trabalhador. Uma data que merece ser lembrada e comemorada, principalmente diante de tantas dificuldades enfrentadas diariamente.

Hoje trazemos um convidado especial, que trouxe um artigo que mostra uma nova forma de buscar trabalho. A tecnologia está transformando até o modo como as pessoas buscam novas oportunidades e a internet vem com tudo nessa nova onda. Hoje os profissionais buscam cada vez mais oportunidades de trabalho nas mídias sociais e essa tendência tende a ganhar cada vez mais espaço.

Desejamos a todos Feliz dia do Trabalho e muito sucesso!!!!!!!!!!!!!!!



Seu novo emprego está no Twitter

Por André Luís Francisco - Analista de Sistemas

Já criou seu perfil no Twitter, a rede social mais utilizada do momento? Se ainda não fez, pode estar perdendo boas oportunidades de emprego, seja CLT, estágio, trainee ou freeelancer.

O Twitter é um canal direto de interação com o candidato, e para muitos a porta de entrada para um processo seletivo.

Perfil para seguir