Banner

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pessimismo


O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracteriza por se ver as coisas sempre pelo lado ruim, ou seja, faz com que as pessoas pessimistas encarem tudo na vida pelo lado negativo, esperando-se de tudo o pior.

Estudo comprova que a pessoa pessimista tem mais chance de doenças cardíacas, estresse, baixa auto estima, sistema imunológico debilitado e também a depressão. Recentemente um estudo publicado por pesquisadores da conceituada Clínica Mayo, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas otimistas têm em geral maior tempo de vida do que as pessimista e esta diferença, em alguns casos, pode chegar até 12 anos.

Então se você é uma pessoa que não acredita em si mesmo, que não consegue acreditar no seu sucesso e ver o seu potencial, CUIDADO, isso pode te prejudicar tanto pessoalmente quanto profissionalmente, pois contribuirá para o não atingimento de suas metas e e a perca de grandes momentos e oportunidades na vida. Se observarmos o pessimista reclama de tudo, de qualquer coisa, mesmo sem motivo. Neste caso, o maior prejudicado é a própria pessoa, já que todo mundo tende a se afastar dela, pois todos querem sempre estar ao lado de pessoas otimistas.

Segundo Gisela Kassoy, consultora do Empregos.com.br especialista em Criatividade e Administração de Mudanças, diz que o ideal é que as pessoas pessimistas sempre procurem cercar-se de pessoas otimistas, uma vez que otimismo e pessimismo são contagiosos.

Porque será que tem tantas pessoas assim ? Será que é falta de amor ? Falta de carinho ? Falta de atenção ? Ou falta de algo que se quer muito e não consegue obter?

É difícil respondermos essas questões porque todos nós passamos por uma série de momentos difíceis na vida, cada pessoa reage de uma forma diferente diante de algum problema ou um desafio, cada pessoa tem um modo de pensar e viver, o pessimismo é fruto de um problema ou uma mudança de humor, entao cabe a cada um fazer o que é melhor para si, tente sempre estar tranquilo (isso te deixa menos estressado), faça algo que te deixa feliz e que te proporcione uma auto realização (isso aumentará sua auto estima), tente sempre ajudar o próximo (vai te deixar mais confiante).

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”. (Winston Churchill)

Como reagir diante do pessimismo?

Aprender a identificar e reconhecer esses pensamentos negativos é o primeiro passo, e o próximo passo é combatê-los.

· Conscientize-se que a atitude negativa é autodestrutiva;
· Pare de culpar e responsabilizar os outros. Seja responsável pela sua vida;
· Faça uma lista de situações que provocam sentimentos e reações negativas. E aprenda a se questionar: Tal sentimento ou situação é razoável ou estou exagerando?
· Seja criativo e busque novas alternativas para solucionar os problemas;
· Seja flexível;
· Às vezes, os outros realmente estão com problemas - não é nada com você, logo não tome tudo para si;
· Não seja muito autocrítico, não se cobre tanto.
· Faça o que tiver vontade, arrisque-se.

A nossa vida é curta demais para sermos pessimistas, viva intensamento o hoje, viva intensamente o amanha, corra atrás do que você quer, ame-se, você não esta sozinho, sempre tem alguém do seu lado que te AMA. Dê valor as pequenas coisas, isso fará toda diferença em sua vida.

Tudo depende de você, assita esse video com Charles Chaplin, tenho certeza que depois disso se tornarás outra pessoa.


Um comentário:

  1. nossa vou falar para minha namorada ver isso, ela ta precisando ela e muito pessimista...
    isso dificulta muito a nossa relação, por colocar dificuldades em tudo que planejamos..
    ela vê as coisas somente pelo lado ruim...

    ResponderExcluir